Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 11 de março de 2018

BREVES: Categoria desocupa o prédio da Câmara Municipal

Em assembleia geral realizada ontem pela manhã (10/03), os trabalhadores em educação da rede municipal de Breves, na ilha do Marajó/PA, deliberaram pela desocupação do prédio da Câmara Municipal. Mas mantiveram programação de lutas em defesa da pauta de reivindicações da categoria, a qual inclui a rejeição do veto do prefeito Toninho Barbosa (MDB) ao dispositivo legal referente às horas suplementares, previstas para compensar as perdas salariais provocadas pela mudança imposta pela administração municipal ao PCCR da categoria, a garantia de planejamento incluído na jornada de trabalho dos professores, a atualização do piso do magistério e dos demais servidores da educação, a nomeação e posse dos diretores eleitos e dos novos membros do conselho municipal de educação, dentre outros. 

Na assembleia, a categoria aprovou a realização de um ato público na segunda-feira (12/03), às 8h em frente à Secretaria de Educação (SEMED). A categoria também aprovou que irá solicitar pedido de resposta aos ataques feitos pelos meios de comunicação local (SBT/TV BREVES e RBA/TV) por terem veiculada falsas acusações e ofensas diretas aos manifestantes, inclusive inventando falsas informações do sindicato ao portal Diário Online. É oportuno ressaltar que, em nenhum momento qualquer coordenador do SINTEPP foi procurado ou dei entrevista ao canal RBA/TV sobre o incidente ocorrido na Câmara Municipal, de maneira que as informações lá veiculadas são mentirosas. O sindicato repudia esse formato de imprensa que serve de escudo protetor ao governo municipal que só visa retirar direitos de uma categoria que deveria ser bem paga e valorizada. 

O SINTEPP também deverá manifestar denúncia ao ministério público contra a atitude despreparada do TEN. Felipe Lopes por ato agressivo e ameaça contra membros da categoria, o qual chegou a empunhar arma de fogo contra um dirigente sindical e, posteriormente, tendo utilizado sem nenhuma necessidade, spray de pimenta e bala de borracha contra trabalhadores no seu livre e pacífico direito de manifestação. O SINTEPP aproveita esse meio de comunicação social também para repudiar e lamentar as falsas notícias de que manifestantes teriam causados lesões e fraturas a quaisquer vereadores, o que deve ser totalmente afastado, posto que as imagens e os exames de corpo de delito devem comprovar tal afirmação. 

Por fim, repudiamos a nota mentirosa e totalmente fora de contexto da Prefeitura de Breves em relação ao veto referente às horas suplementares, a qual alega que o interesse da categoria é burlar a lei e se aproveitar da situação para amealhar melhores salários, o que deve também ficar por completo afastado, eis que as horas suplementares nada mais servirão para compensar as perdas causadas pela retirada da hora-atividade e das horas de planejamento, que juntas resultam em perdas de aproximadamente 45% no vencimentos dos servidores. O SINTEPP jamais descansará na defesa dos direitos da categoria, mas também não aceitará a acusação de agressão contra qualquer vereador, uma vez que tais parlamentares foram os principais causadores da adversa situação quando tentam a qualquer custo levar a cabo o projeto de maldades do prefeito Toninho Barbosa e de seu secretário Carlos Élvio. 

A segurança na saída dos vereadores foi de total responsabilidade da polícia militar e da guarda municipal, com a ajuda de coordenadores sindicais, sendo que quaisquer agressões devem ser investigadas e punidas nos termos da lei e não por meio de leviandades e mentiras, posto que durante a manifestação nenhum parlamentar foi submetido a cárcere privado, conforme veiculado de modo lamentável por rádios e TVs comandadas por grupos políticos locais, da mesma forma como nenhum profissional de imprensa sofreu agressão física ou dano em equipamento. As imagens mostram isso e a sociedade saberá discernir os mentirosos dos que realmente falam a verdade. Diante desse cenário caótico, esperamos que as autoridades municipais se sensibilizem do mal que estão fazendo aos educadores brevenses e revejam seus atos. Esperamos que as autoridades estaduais tomem ciência do ocorrido e cobrem do Poder Público Municipal mais zelo e responsabilidade no trato com o erário público e passe a respeitar os direitos dos trabalhadores.

Fonte: SINTEPP - SUBSEDE DE BREVES

Nenhum comentário: