Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Vereador exige explicação para o sumiço de verba destinada a criação do Sistema de Resíduos Sólidos em Portel

Com mais de 52 mil habitantes, o município de Portel paga 13 vereadores para fazerem a fiscalização de verbas que podem mudar o destino da população. Entre os recursos que deveriam ser fiscalizados está um montante de R$ 4.045.491,76 (quatro milhões, quarenta e cinco mil e quatrocentos e noventa e um reais e setenta centavos.para a criação do Sistema de Resíduos Sólidos. Mas por que fiscalizar tamanha soma de dinheiro? Mas o dinheiro sumiu.

Localizado no quilômetro 30 da estrada Portel-Tucuruí, até a placa não existe mais, conforme minha constatação na manhã de hoje. O lixo continua a ser depositado a céu aberto nas proximidades da propriedade do empresário Juarez Paranhos, no quilômetro 9 após o fechamento do antigo depósito chamado "Lixão" no quilômetro 2. Dizem que hoje a área de 500 metros de frente e 1000 de fundo pertentece ao esposo da secretária de educação do município.

Diante do sumiço do dinheiro, o vereador Ronaldo Alves (PSOL-Portel) resolveu editar um requerimento para constar na pauta da sessão cameral desta quinta (01). Não tive contato com o vereador e sindicalista Ronaldo Alves e asseguro aos leitores que não recebo nenhum real pela publicação atual, mas publico o conteúdo por entender que os munícipes aguardam uma satisfação quanto à aplicação do recurso.

Embora houvesse pressão para o fim do lixão a céu aberto por lei federal e nem tanta boa intenção do governo municipal que propôs a criação do Sistema de Resíduos Sólidos, necessário dizer que Portel precisa também de um Sistema de Tratamento de Água, pois a população está crescendo e, caso essa ação não seja realizada, Portel pode enfrentar uma série de doenças advindas da contaminação da água. 

De acordo com as palavras do prefeito de Portel ontem, por ocasião da abertura de um curso promovido pelo Sebrae na quadra do PETI, Portel pode ter a população aumentada para mais de 70 mil habitantes com a vinda de invasores de terra que ocupam área de mais de 70 hectares na região do Pacajá. Com certeza não serão os prefeitos de Pacajás, Anapu e Senador José Porfírio que vão tratar do lixo de uma horda de mais de 2 mil pessoas a invadir nossas terras para exploração de grama para gado e criação de gado. 


Nenhum comentário: