Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Homenagem do Blog Educadores de Portel: Feliz Dia do Professor!

Minhas singelas homenagens a todos os professores do Brasil em nome dos meus mestres que, seguindo a educação de berço junto à minha mãe, merecem alguns destaques muito importantes.

Primeiramente, lembrar de minha mãe é conceber a ideia de que esta foi minha primeira professora que me ensinou a andar, a pedalar, a trocar de roupa, a amarrar um cadarço e deu as primeiras lições de alfabetização, dando tudo o que dispunha. 

Em seguida, minha mãe me mandou para a escola. A instituição em que fui matriculado chama-se Paulino de Brito, ainda em funcionamento no município de Portel. Lá encontrei pessoas, acima de tudo humanas, que compartilhavam princípios semelhantes aos de minha mãe. Entre eles estava o princípio da honestidade, do trabalho, do respeito para com o próximo, do compartilhar mesmo tendo tão pouco, o companheirismo. Sentia-me em casa ao ter professoras como Marizete Bono, uma catarinense atenciosa; da professora Wilma Carvalho, carinhosa e com ares de mãe numa sala de aula.

Os anos se passaram para eu compreender a grande labuta do professor, que leva tempo para se formar, gasta o que não tem para custear esses estudos, entra na sala de aula e se depara com falta de material para o trabalho decente e se espera dele o máximo com uma pedra de giz na mão. O salário ingrato, os apertos acadêmicos, a opressão do sistema que não quer a libertação dos inocentes. 

Mesmo sabendo da aflição de ser professor numa escola pública, eu mesmo entrei no ramo, com os princípios agarrados em mim e eu agarrado neles, persisto em ser professor, assim como milhares de tantos outros heróis da educação, me sentindo pequeno diante de tamanhos nomes, mas sabendo que nenhum de nós é tão grande se não formos uma equipe que defende a maneira como foi educado pela mãe, pela família. Cada um sabe como foi educado em casa. 

Apesar tantas adversidades, sigamos acreditando nas possibilidades de transformar essa Nação em um lugar próspero que não seja a riqueza a qualquer custo, mas o lado humano e afetuoso de se relacionar uns com os outros, na esperança de alcançar a harmonia que o mundo não sabe encontrar e vive em guerras contra seus próprios irmãos, desejo um feliz dia dos professores a todos os colegas de profissão.

Nenhum comentário: