Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 17 de outubro de 2015

Fim de semana de um professor

No fim de semana cada um faz aquilo que mais lhe apetece e, como não sou diferente (e você acredita nisso mesmo?), sigo variando nas minhas ações, ou seja, praia, leitura, viagem, um bom filme (notícias não podem faltar também), um churrasco e até um cerveja gelada. Agora assistir a um filme que tem tudo a ver com a profissão, isso eu adoro.

Assisti pela segunda vez hoje pela manhã ao filme "Mentes Perigosas". Claro que aqui não vou fazer nenhuma resenha sobre esse filme, mas é bom destacar que, ao assisti-lo, tive a grave sensação de já ter vivido alguns momentos do filme, senão todos. A direção da escola, por exemplo, pretende seguir um currículo sob a aprovação do Conselho de Educação, mas a professora quer resolver a situação de meninos problemáticos, não só pelo fato de serem latinos ou negros ou mesmo pobres, mas por entender a conjuntura e agir em cima dela. A direção, ao contrário, fecha os olhos e mantém uma turma só dos ditos "problemáticos".

A falta de copiadora, papel e lápis é evidenciada pelo colega da professora, que fica espantada com a ausência de materiais e recursos didáticos que resolve sangrar seu próprio salário, daí reforço a tese de que há uma semelhança muito grande entre a realidade e o filme. Mesmo sendo chamado pela diretora e ameaçada de demissão após suas duas antecessoras deixarem a escola com colapso nervoso, a professora segue abordando os interesses dos alunos e aos poucos vai ganhando a confiança deles.

Há outros detalhes, que por não ser uma resenha - pelo contrário, proponho uma reflexão -, chama a atenção a política da direção se livrar das garotas grávidas, remetendo-as a outra escola, pretendendo com isso esconder um problema em vez de tentar resolver o caso de gravidez na adolescência. É muito bom ver como a criatividade pode superar os obstáculos. Assistam e tirem suas próprias conclusões. Bom fim de semana.

Nenhum comentário: