Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Segurança, ética e cidadania na internet é tema de oficina com educadores da rede pública de ensino

Atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo MPF em parceria com a Safernet e o Comitê Gestor da Internet

Contribuir para o uso seguro, consciente e responsável da internet, promovendo a cidadania no mundo virtual. Esse é o objetivo da oficina “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”, que será realizada em Belém nesta quarta-feira, 16 de setembro, e que reunirá cerca de 120 educadores da rede pública de ensino, além de integrantes de entidades de assistência social e do sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

A atividade integra o projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF) em parceria com a organização não governamental Safernet e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio de seu Grupo de Trabalho Comunicação Social – com auxílio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos (2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) e do Grupo de Trabalho sobre Tecnologias da Comunicação (3ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF) –, o projeto visa contribuir para o debate e a capacitação de educadores no tema, formando agentes multiplicadores em instituições públicas de ensino.

A proposta é oferecer a professores e demais operadores do sistema de direitos subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas acerca dos desafios para o uso seguro e cidadão da internet, abordando temas como o ciberbullying, o sexting, aliciamento e uso excessivo da rede.

O projeto “Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas” se alinha às diretrizes estabelecidas pela Lei Nº 12.965/2014, mais conhecida como Marco Civil da Internet, que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da Internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.

Além do Pará, outras nova unidades da federação já receberam ou vão receber a oficina: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Será disponibilizada às escolas participantes do projeto a cartilha “Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?”, cuja versão digital pode ser acessada no site da PFDC: http://j.mp/dialogo_virtual.



Serviço:

Evento: Oficina “Segurança, ética e cidadania na internet: educando para boas escolhas online”
Data: Nesta quarta-feira, 16 de setembro
Horário: 9 às 17h30
Local: Auditório da Escola Estadual de Educação Tecnológica Anísio Teixeira
Endereço: Travessa Dom Pedro I, entre a avenida Pedro Álvares Cabral e a rua Municipalidade, no bairro Umarizal
Inscrições: ainda restam 10 vagas aos interessados. As novas inscrições podem ser feitas pelo e-mail sidbr@safernet.org.br




Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: