Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Prefeito de Breves é acusado de fraude em licitação

Após denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o prefeito de Breves, José Antônio Azevedo Leão, mais conhecido como Xarão Leão, os desembargadores das Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará, em sessão realizada nesta segunda-feira (14), aceitaram suposta prática de crimes de Responsabilidade e da Lei de Licitações. 

Xarão Leão é acusado de fraudes em licitações públicas para serviços na área de navegação. A situação ocorria assim: empresas de fachadas eram contratadas através das licitações fraudadas (prática muito comum no Marajó); porém, os serviços eram executados por empresas pertencentes à parentes do prefeito. Após o recebimento da denúncia, é instaurada a ação penal, que está sob a relatoria do desembargador Raimundo Holanda.  

O Ministério Público aponta ainda na denúncia que os contratos envolvendo empresa de fachada somam cerca de R$ 2,9 milhões. Além de dois irmãos do prefeito, a responsável pela empresa também foi denunciada pelo Ministério Público no mesmo processo, mas os desembargadores determinaram o desmembramento da ação, retornando o processo contra os três para a Comarca de Breves. A medida foi determinada considerando que apenas o prefeito tem foro privilegiado para ser processado e julgado no segundo grau do Judiciário.

Fonte: G1 (com adaptações do blog)

Nenhum comentário: