Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estranhos invadem terras no Alto Pacajá

Informações dão conta de que há pelo menos trezentas famílias assentadas em terras que antes pertenciam ao madereireiro Chico Bananeira, no Alto Pacajá, hoje pertencentes à Cikel.

A situação é preocupante e já chamou a atenção dos vereadores do município de Portel que foram até o local, onde possivelmente há procura por ouro. O rio Anapu estaria com a água contaminada por mercúrio, portanto imprópria para consumo. Até as famosas "pedras escrevidas" decantadas no Hino Portelense já foram destruídas, segundo denúncia apresentada por um cidadão que me procurou ontem pela manhã.

Os pseudos "sem terras" possuem veículos 4x4 e já foram vistos pelo menos 15 desses tipo de carros, entre eles Hilux e Mitsubishi. Dizem que não são pessoas pobres, mas endinheirados que já chamam a atenção de um grupo de especuladores de terras que estariam amealhando milhares de reais com terras que não foram devidamente cuidadas pelo governo do estado nem por governantes municipais de Portel.

De acordo com os mais velhos, um homem chamado Dr. Henrique já teria informações sobre a existência de pedras preciosas na região e teria trazido uma senhora para fazer testes. O próprio "Primo", originário da Costa Rica, pegou muitas pedras que foram levadas para o estado de São Paulo para averiguações. 

Um mototaxista me disse na semana passada que a região do quilômetro 120 em diante da estrada Portel-Tucuruí já está toda invadida e que as autoridades já enviaram oficiais de justiça acompanhados de policiais, os quais foram ameaçados por homens que não mostraram seus rostos, apenas gritavam do meio da mata, afirmando: "se der mais um passo, vão levar chumbo".

Há evidência de que setores do governo municipal estaria apoiando a invasão que ocorre no Alto Pacajá. No entanto, o órgão que delibera avanços nas estratégias de assentamento, o Sindicato dos Trabalhadores Rural, não assinou a documentação. Dizem que as 300 famílias já estão se regularizando junto ao Cartório Eleitoral da 44ª Zona para estarem aptas a votarem na próxima eleição, com possibilidades de apresentarem candidato a vereador.

Nenhum comentário: