Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 6 de setembro de 2015

Depois do ataque à agricultura e criação de peixe em Portel, engenheiro afastado por trabalhar direito se manifesta

Uma amostra de gestão participativa

Senhores,

Nos últimos dois anos em que voltei para minha cidade natal para executar aquilo que aprendi durante os 12 anos em que passei distante, vinham sendo anuladas todas as possibilidades de trabalho no meu município de Portel pelo então Chefe local da EMATER PARÁ PORTEL, e foi então quando domecei a lutar para incluir a Empresa no Plano de Desenvolvimento local de Portel –PDL, o qual já vinha acontecendo desde 2011 e com apoio do supervisor Alcir Borges, conseguimos reverter o quadro e assim representar a empresa nesse projeto de desenvolvimento rural sustentável, sendo uma garantia aos pequenos agricultores de Portel que receberam suas terras por direito através do Decreto do Governador.

E mesmo com toda concentração e aparelhamento da estrutura do escritório que ficavam trancados na sala do chefe local, e esta sendo a única sala com central de ar, telefone, impressora e material de expediente guardado como se fosse algo pessoal, conseguimos fazer dois “grandes” projetos além dos outros PRONAF’s normais de açaí e mandioca, que foram para as associações AAPRAC – D. Júnia Serrim e ATAA para o Senhor Teofro na comunidade Santo Ezequiel Moreno – Rio Acutipereria, sendo que os dois projetos foram para equipar duas agroindústrias de despolpadoras, uma na cidade e outra na zona rural, sendo esta última com equipamentos para geração de energia solar através de placas solares.

E a partir da indicação pelo meu Supervisor Regional é que foi acatado somente em abril de 2015, se intensificaram as perseguições para voltar a antiga coordenação, além de prejudicar os andamentos dos trabalhos no escritório local durante esse tempo.

Desta feita, venho prestar contas dos serviços realizados nos últimos quatro meses (4), onde:

Conseguimos reunir todas as associações rurais de Portel para tenta diminuir o alto índice de inadimplência dos PRONAF’s feitos a partir do escritório e de forma individualizada.

E com esse atual modelo de gestão através das parcerias com as organizações sociais retomaram-se os créditos novos com Banco da Amazônia e renovação com Banco Brasil, onde estamos fazendo novos contratos via as associações com objetivo de minimizar a inadimplência no município. (foto 02)

Em junho realizamos o 1º Seminário da Agricultura Familiar de Portel para um público de mais de 300 agricultores e envolvemos vários parceiros e todas as associações rurais. (foto 3)

Realizamos 04 cursos de Galinha Caipira em três comunidades diferentes.

Realizamos 01 curso de Hora e 01 de Galinha Caipira para um público que vivia na vulnerabilidade social às margens do lixão. (foto 04)

Ajudamos na fundação de 02 (duas) associações e fortalecemos mais de 25 no município. (foto 5)

Estamos prestando assistência técnica em Parceria com a Associação DEJOP da Assembléia de Deus na condução dos trabalhos de produção agrícola e florestal numa área de 100 há na estrada Portel-Tucuruí no km 17 onde será implantado o primeiro CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE PORTEL – Comunidade Terapêutica. (foto 06)

Apoiamos as oficinas com a empresa Tramitty de: cooperativismo e associativismo, plano de uso, Projetos etc. E assim demos um olhar para região da Flona Caxiuanã até então esquecida anteriormente e assim iniciamos um trabalho de assistência técnica nessa área com apoio do gestor do ICMbio. (foto 7)

Fizemos uma parceria com IEB para continuar o Projeto PDL Portel em 2014 e continuamos em 2015 através do projeto EMBARCA MARAJÓ, um projeto essencial para melhorar a qualidade de vida dos nossos ribeirinhos e que nós sozinhos não temos “pernas” para ajuda-los na aplicação das políticas públicas no Marajó devido suas peculiaridades. (foto 08).

Fizemos um planejamento para realização das seguintes Capacitações: Curso de Piscicultura, Galinha Caipira, Meliponicultura, Pemacultura e Manipulação de alimentos e cozinha sustentável que iniciarão no mês de setembro.

Fomos parceiros em várias atividades com as secretarias SEMAP, SEDE, SETRAS, ADEPARÁ, SEMMA e INFRA desde 2013. (foto 09)

E um dos projetos mais ousados está a idealização para realizarmos juntos ao sindicato rural e associações a 1ª FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE PORTEL, um espaço esse que será um sonho para a população e uma oportunidade para o agricultor vender direto ao consumidor o seu produto com preço e qualidade. E a data está marcada para o segundo final de semana do mês de outubro próximo à Hidroviária, na Rua da Vivência. Segue anexo fotos das reuniões e projeto da feira. (foto)

E, para minha surpresa, hoje (02/09/15) fui informado que serei exonerado do cargo, não estou lutando pelo poder, mas acho que deveríamos rever quem vem realmente fazendo em pouco tempo um trabalho em que não se via há vários anos, a não ser os obrigatórios através das Chamadas Públicas e ACT e que alguns casos vários agricultores nem receberam a segunda parcela do fomento.
E nada melhor que as organizações sociais para dizer sobre as mudanças nos indicadores sociais e econômicos que avançaram bastante como neste quesito, Portel é líder no Marajó com resultados concretos de retorno à sua população.

Sem mais, me coloco à disposição.

Abraços, Engenheiro Milton Costa


Nenhum comentário: