Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Agricultores e associações com sindicato rural continuam rejeitando coordenador da EMATER indicado por Jatene

Agricultores lotaram a galeria da Câmara Municipal de Portel em protesto contra a exoneração do coordenador do escritório da EMATER.

Agricultores acusam os articuladores políticos responsáveis pela exoneração do engenheiro Milton Costa, que foi substituído pelo técnico Jocimar Mendonça. Todos os vereadores se faziam presentes e se manifestaram sobre a interrupção dos trabalhos que o ex-coordenador vinha executando no município.


A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel (STTR), Gracionice Costa, no uso da tribuna da CMP, agradeceu ao vereador Enos Perdigão pelo encaminhamento do pedido do espaço para manifestação, além de dizer que o técnico que assumiu afirma que os agricultores de Portel não são reconhecidos, mas é de Portel que sai a melhor farinha do Estado do Pará. A portaria de exoneração saiu, segundo ela, por conta de politicagem e que Portel precisa ter sustentabilidade e que uma equipe de vereadores ajudou na deposição do coordenador Miltinho. "Não queremos Jocimar na coordenação aqui", disse ela.

Por outro lado, os vereadores foram convidados para participarem de outros momentos como as reuniões realizadas no STTR para tratar da questão. No entanto, apenas dois vereadores se dispuseram em manter o diálogo. A intenção, de acordo com a presidente do sindicato rural é uma política pública e não politicagem feita por um grupo de vereadores que vão a Belém fazer fofoca e remover quem está fazendo um bom trabalho para o desenvolvimento de Portel. 

Um dos pontos altos da administração de Miltinho é a realização de uma feira do agricultor a ser realizada dentro de alguns dias e, por conta dessa atitude, tal encontro está prejudicado. Acusou a AMAM de estar contra os esforços coletivos que impede o desenvolvimento de Portel com projetos de gabinete. 

Todos os vereadores se manifestaram, com exceção da vereadora Semone Moura que ficou calada o tempo todo. O momento não é nada favorável para Semone Moura, uma vez que ontem o seu cunhado perdeu o cargo de secretário da pesca para o ex-presidente da Câmara Jorge Barbosa. Para o vereador Enos Perdigão o caso deve ser levado ao conhecimento do deputado Wlad e se posicionou solidário ao movimento. Já para o vereador Angelo Júnior, este acredita que a politicagem afastou Miltinho, que pretendia trabalhar com a agricultura familiar, afirmando que a questão deve ser enviada ao deputado Luth Rebelo, que teve mais voto na última eleição, além de fazê-lo ao vice-governador.

O vereador José Maria Cândido disse que nos seus 51 anos de idade nunca tinha visto um técnico sair do gabinete para se deslocar para a sua comunidade Filadélfia, localizada no rio Pacajá, e ficou surpreso com o que fizeram com o Miltinho. "É sacanagem", disse o edil, afirmando em seguida: "Semana passada ele esteve lá, passou o dia todo lá ensinando como trabalhar na terra [...] dando ensinamento no interior e quando chega aqui nem estava mais no emprego dele [...] agora tão querendo roubar o que é nosso", concluiu. (o povo falava: "Queremos saber quem foi o Judas!"

Mas a busca para encontrar o tal Judas já foi longe. Pedro Barbosa foi questionado, por meio de telefone, pelo ex-presidente do STTR Teofro Lacerda, mas negou sua participação no esquema hostil contra a economia do povo agricultor de Portel. Além de Pedro Barbosa, aparecem outros nomes, inclusive de vereadores, ex-vereadores, ex-candidatos a prefeito e deputados, mas todos agora se esquivam da responsabilidade.

O vereador Ronaldo Alves disse que tem respeito à reivindicação, e nem estava no grupo que pediu o afastamento do coordenador Miltinho, o que dá a entender que realmente havia um grupo de políticos de Portel fazendo picuinhas, apesar de dizer no seu discurso que "se é que houve pedido", de acordo com a gravação que fiz durante o ato público. Asseverou também que esteve, por diversas vezes, junto com o sindicato rural e o PSOL não tem nenhum tipo de aproximação ao PSDB, nem força política para remover servidores. Há professores injustiçados e Miltinho também foi vítima dessa política que acontece no Estado.

Apesar do presidente da Casa anunciar a leitura de outros eventos, o povo da galeria queria mais, inclusive uma manifestação por escrito na qual todos os vereadores firmasse compromisso numa documentação a ser encaminhada à Casa Civil e a próprio Governador Jatene. 

Depois da reunião na Câmara, os agricultores e representantes de diversas associações do meio rural foram para a sede do STTR para uma reunião marcada por encaminhamentos. Lá estava o engenheiro Milton Costa e alguns servidores da prefeitura entre os trabalhadores agrícolas.

Quem não gostou das manifestações foi o ex-vereador Raso Pereira, que viu alguns cartazes que diziam o seguinte: “VAMOS ACABAR COM A CORRUPÇÃO ELEITORAL: FORA PEDRO BARBOSA! FORA RASO! FORA PASTOR HERY!” Por causa dessa acusação de que ele participou da derrubada do engenheiro Miltinho, juntamente com Pedro Barbosa e outros, prometeu entrar com uma interpelação judicial contra a pessoa que escreve a mensagem que um agricultor segurava durante a manifestação. Desse jeito parece que a briga vai mais longe do que se pensava.












Nenhum comentário: