Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 16 de maio de 2015

Uma breves viagem ao Acutipereira neste sábado

Campo da Fazenda
Hoje pela manhã fiz uma breve viagem pela estrada do Acutipereira, atravessando pontes e se livrando dos gados que encontrei no meio do caminho, além de evitar cair no lamaçal que a chuva de ontem causou.

Antes de passar pela ponte que liga as comunidades da região do Acutipereira encontrei os moradores o igarapé Muim-Muim apreensivos.  É que antes do alvorecer o senhor Manduca e outro mototaxista foram surpreendidos por bandidos que tomaram suas motos. Sem se preocupar em buscar o auxílio da polícia militar, os próprios mototaxistas, parentes e amigos do Manduca empreenderam perseguição aos bandidos e recuperaram as duas motocicletas.

Cenário das pontes: ponte da Queimada
Logo na entrada da região da comunidade conhecida como Prainha, encontrei alguns técnicos da SEDE - Secretaria de Desenvolvimento - que vistoriavam os trechos que a Mãe Natureza resolveu ocupar por direito e rompeu a camada de aterro feita para melhoria da estrada. De acordo com o vereador Francisco Angelo, os serviços de implantação de pontes devem iniciar ainda este mês, com estruturas capazes de suportar caminhões como os ônibus que transportam alunos do setor rural e ainda resistir por cerca de dez anos.

"Ponte" na entrada da Boa Vista
Lembro que a luta iniciada pela professora Odineia junto à comunidade foi intensa e auxiliada pelos moradores e hoje a artéria se tornou o principal meio de transporte dos moradores da região, pois o próprio fluxo de motos se torna intenso e no final de 2011 era rara a presença de pessoas transitando. Os próprios profissionais das motos estão auferindo lucro, apesar de grande parte dos moradores já adquirirem motos que é o meio mais prático para as viagens rápidas para se chegar a sede do município.



Igarapé da Queimada: veja a força da água passando
A necessidade de melhor trato e manutenção da  estrada é enorme, visto que as pontes implicam em riscos à saúde dos transeuntes que se arriscam em passar por cima de pranchas não tão largas, muitas vezes apenas uma, o que demanda uma habilidade muito boa do condutor da moto, além do terreno ficar escorregadio em dias de chuva. Eu mesmo já caí três vezes, embora não tenha havido nenhum dano maior, apenas alguns arranhões e prejuízos na moto.


Nenhum comentário: