Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Reunião da Comissão que elabora o Plano Municipal de Portel já conta com 4 dias consecutivos

O esforço de produzir as metas do Plano Municipal de Portel se resume em definir onde se quer chegar e que caminhos seguir. Essa definição de metas é apenas uma parte do trabalho desenvolvido no município, já que desde 2013 as discussões começaram a tomar corpo com a realização de um Fórum voltado para esse fim.

Atendendo diretrizes estabelecidas pela SASE/MEC, o prefeito de Portel editou um decreto formalizando uma comissão para desenvolver o Plano Municipal de Educação. No sentido de atender ao princípio da participação popular, vários órgãos representativos integram a referida comissão, como a Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Educação, o SINTEPP e membros do Fórum Permanente que avaliará a efetivação do Plano durante e no final do prazo de 10 anos.

Em reunião de assembleia geral realizada na última sexta-feira 7, o SINTEPP entrou em consenso com a categoria que assim que os trabalhos de construção das metas e estratégias forem concluídos, haverá uma reunião para debater em outra ordinária na qual se verificará se os anseios contemplados nos relatórios das três últimas conferências foram sistematizados a contento.

Depois do encerramento deste trabalho, que vem sendo exaustivamente executado nas dependências da SEMED (mas que já foi sugerido pelo representante do SINTEPP, Ronaldo de Deus, para que algumas dessas reuniões aconteceram fora dessa secretaria e se realize no auditório do sindicato assim como no próprio prédio do Conselho de Educação), haverá uma Conferência aberta a todos os profissionais da educação portelense. Na ocasião, grupos de trabalhos serão montados para detalhar as possíveis modificações e acréscimos nas 20 metas e centenas de estratégias.

Logo depois da Conferência, o texto base será encaminhado para o Poder Executivo que, por sua vez, enviará à Câmara Municipal que tem cerca de uma semana para se debruçar sobre o documento e posteriormente será submetida à votação em plenário, possivelmente em mais de uma sessão extraordinária, fato este que deverá ficar a cargo do prefeito municipal, pois reuniões deve feitio demandam custos pagos aos vereadores.

A participação dos professores seria inicialmente feita por meio de delegados escolhidos em plenárias nos quatro regiões do município, mas tais reuniões não aconteceram por conta do tempo cada vez mais exíguo, pois o prazo dado pelo Plano Nacional de Educação finda em 24 de junho e o Ministro da Educação já adiantou que esse prazo não será estendido. O representante do SINTEPP reivindicou a participação de todos os servidores com o argumento de que esse tipo de reunião só acontece de 10 em 10 anos que é o prazo de funcionamento de um Plano de Educação, tanto nacional como estadual e municipal.

No final de semana publicarei outra postagem sobre o andamento da elaboração das metas.


Nenhum comentário: