Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Portel e mais dois municípios se desligam da AMAM

Consuelo e Léo Arruda de Curralinho
Mesmo insatisfeitos, nenhum dos prefeitos contrários à nova diretoria para o biênio 2016-2017 manifestou qualquer tentativa de mudar os rumos da AMAM por meio de chapa concorrente.

Embora seja o dia da mentira, a postagem que faço hoje sobre o desligamento de alguns municípios da AMAM lembra uma conversa que tive com um assessor de certo deputado na tarde de ontem. Eu indagava se o tal assessor sabia de algum objetivo, meta ou projeto que beneficie o Marajó, particularmente Portel. O nobre colega não soube responder, restringindo a falar sobre cabide de emprego.

Além de Chaves e Cachoeira do Arari, Portel deixa de repassar uma soma gordinha aos cofres da Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó. Vê-se com essa debandada algo que já vinha se adiantando há muito tempo, pois Santa Cruz, Boa Vista e Soure já tinham abandonado a trincheira municipalista. Segundo informes colhidos pelo blog, os prefeitos estariam descontentes com o resultado da eleição de Consuelo Castro e Gordo de Bagre, ambos aliados de Jatene.

Quem tá rindo pras paredes é o ex-prefeito de Portel Pedro Barbosa que manteve seu emprego, apesar de forças políticas tentarem tirá-lo do cargo. Aliás, há um punhado de portelenses que trabalham na AMAM e, com a desfiliação do município de Portel, alguns desses trabalhadores podem procurar emprego nas páginas amarelas dos jornais.

Mas há pelo menos outros sete funcionários que, se quiserem ver algum trocado nos bolsos, terão que entrar na justiça, pois, segundo informes de quem esteve presente à reunião de votação, não há dinheiro para pagar as indenizações. Entre eles está um filho de Pedro Barbosa, numa lista a que tive acesso. 

Bem se sabe que Portel contribuía com cerca 34 mil reais por mês aos cofres da AMAM, atendendo a um percentual de 5% do ICMS e esse valor que no mês de março foi de 35 mil reais, daria pra pagar vários trabalhadores, entre os quais os garis que tanto se esforçam pra deixar a cidade limpa.

A eleição ocorrida ontem (31) para o biênio 2016-2017 foi marcada por apenas uma chapa, mantendo Consuelo a frente da entidade e Gordo de Bagre substituindo o prefeito de Portel Paulo Ferreira.

Nenhum comentário: