Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 20 de setembro de 2014

Procurador vai decidir sobre cassação de Jatene

Chegaram ontem às mãos do procurador Eleitoral Alan Mansur, as explicações da procuradoria geral do Estado para o reajuste de 10% da gratificação progressiva de servidores da educação no Estado e implantação da gratificação de risco de vida para professores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Susipe. O Ministério Público Eleitoral apura se o benefício foi concedido dentro do período vedado pela Lei Eleitoral (três meses antes da eleição) como forma de beneficiar o candidato à reeleição, o governador tucano Simão Jatene.

Alan Mansur ainda não quis se pronunciar sobre o documento enviado pela PGE e, embora não tenha dado prazo para fazer um parecer do caso, disse que pretende avaliar a medida “o mais rápido possível”. Mansur explicou que vai estudar os detalhes do caso e analisar a jurisprudência para avaliar se a concessão do benefício configura conduta vedada pelo artigo 73, inciso VIII da Lei Eleitoral o que pode levar à cassação do registro do candidato ou até mesmo do diploma caso ele seja eleito.

Também ontem, o governo anunciou que decidiu fechar a folha do mês de setembro sem o reajuste das gratificações e que vai esperar uma decisão do Ministério Público para, se for o caso, fazer o pagamento em folha suplementar.

Nos bastidores, porta-vozes do candidato Jatene têm espalhado que a suspensão do benefício foi feita por ação do candidato da oposição Helder Barbalho (PMDB). “A coligação não fez nenhuma representação e qualquer alegação nesse sentindo é mentirosa. Quem pediu as informações foi o Ministério Público”, informou o advogado da coligação Todos pelo Pará, Alex Centeno.

A apuração do Ministério Público Eleitoral foi iniciada na semana passada já que a concessão de benefícios financeiros feita em período eleitoral é um dos motivos de cassação de registro segundo a lei eleitoral. Caso o MP comprove a irregularidade, a coligação poderá fazer representação contra o governador.
Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário: