Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Presidente Angelo da Câmara de Portel é afastado por irregularidades



Angelo: afastado ou não?
Atualizado às 2:32h, de 29/08/14.
Conforme anunciado aqui no blog, o vereador Enos Perdigão fez a leitura do documento protocolado na secretaria da Câmara Municipal, no qual pedia o afastamento do vereador Francisco Angelo por falta de prestação de contas desde quando assumiu a presidência em janeiro de 2013. 


Nenhum vereador ousou proferir qualquer comentário, exceto o vereador Ronaldo Alves, que pediu um aparte no sentido de elogiar a postura e coragem de Enos Perdigão. No entanto, todos os 8 edis presentes à sessão voaram a favor do afastamento.


Pelo Menos 5 vereadores não compareceram: Pedro Leite, Emerson Lobato, Toia Gama, Preto da Marina e o próprio vereador acusado de irregularidades, Francisco Ângelo de Oliveira Júnior. Preto da Marina está de licença médica, mas há quem diga que o mesmo realiza normalmente campanha política para um brevense que é candidato a deputado.


Quem assume a presidência é o vice da mesa diretora Manoel Maranhense, que dirigirá a Casa durante os próximos 90 dias, prazo estatuído na Lei Orgânica Municipal. Constitucionalmente garantido, Ângelo terá tempo de sobra para repensar sua assessoria que não deu conta de preparar a documentação necessária para uma prestação de contas que a população tanto espera. Caso seja constatada a denúncia, o vereador Ângelo será destituído de suas funções permanentemente. 


A preocupação com o futuro ficou nítida ao se constatar um grande número de servidores da Câmara em regime de contrato temporário na galeria da CMP, que olhavam incrédulos os vereadores que não abusaram da tática do esvaziamento ensaiado por alguns que ousam desafiar a opinião pública. A preocupação é ainda maior com o prefeito à beira de uma cassação por ilicitude eleitoral, ainda que críticos não acreditem na postura de alguns desembargadores, persiste uma dúvida quanto a permanência dos Ferreiras no poder. 


Paulo Ferreira, irmão do vereador afastado hoje, parece não querer se curvar ao seu futuro incerto, pois foi visto entrando e depois saindo da casa do ex-vereador Paixão. Segundo membros do PDT, Paulo tentava fazer um acordo com a Direção do partido, coisa que também se deu na casa do professor Amarildo Vieira, outro pedetista. Embora a adesão de João Pereira, após falência dos negócios, ao cargo de secretário de finanças da prefeitura, seus colegas de partido negam a venda da sigla ao prefeito Paulo Ferreira.


Na tarde de hoje, bati um papo bem breve com Francisco Angelo obre o ocorrido na parte matutina. Reunido com sua assessoria jurídica, Angelo disse estar confiante, que tudo não passou de uma jogada política no sentido de criar um fato também político. Tem como certo um mandado de segurança e até entrou com um BO na delegacia, já que os vereadores levaram toda a documentação para lugar incerto, exceto a gravação em áudio. Angelo disse que tá tudo normal, que vai continuar como presidente da CMP.

Nenhum comentário: