Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Polícia resgata doze trabalhadores em situação análoga à escravidão em Rurópolis



Vanda Noronha do Nascimento, 44 anos, natural de Portel (PA)
 
As polícias Civil e Militar resgataram, na última terça-feira (19), doze pessoas que eram mantidas em regime de escravidão em Rurópolis, no sudoeste paraense. Segundo o delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, responsável pela operação policial, as pessoas – entre elas um bebê de 3 anos – apresentavam aparente estado de desnutrição. "Elas foram encontradas e libertadas das condições subumanas em que viviam numa área de mata nativa fechada e de difícil acesso", detalhou.

Ao fazer um levantamento na área, os policiais constataram uma série de problemas. "Havia ausência de alojamento, banheiro, água potável e transporte para locomoção de urgência. A alimentação era precária e insuficiente. Os trabalhadores não recebiam salário e tinham jornadas de trabalho excessivas na derrubada da floresta, além de outras situações que caracterizam o crime de redução análoga à de escravidão humana, como a retenção de documentos por parte do recrutador", disse o delegado.

Os trabalhadores estavam se alimentando com pequenos peixes pescados nos igarapés do local. Os responsáveis pelo recrutamento dos trabalhadores não foram encontrados. A autoridade policial já instaurou inquérito e começou a ouvir os depoimentos das vítimas. Os relatos são colhidos pelo escrivão Ronivaldo Colares, na Delegacia de Rurópolis.

Os primeiros a prestar depoimento relataram que não conhecem a pessoa responsável pelas contratações. Apenas sabem que o recrutador é um homem conhecido como “Caçador”. Outro fato é que os recrutados são de outras cidades do Pará. Os autores do crime serão identificados e qualificados com base nas declarações das vítimas. Para atender as vítimas, a Polícia Civil contou com a solidariedade da Administração Pública Municipal e da empresária Lene Colares, que contribuiu, de forma voluntária, com hospedagem e alimentação.

As pessoas resgatadas foram identificadas como: Vanda Noronha do Nascimento, 44 anos, natural de Portel (PA), e o filho dela, de 3 anos, nascido em Tucuruí (PA); Gilberto Travassos da Silva, 36, de Belém (PA); José Antonio Silva Castro, 22, de Cametá (PA); Manoel Leandro Martins, 34, de Turiaçu (MA); Daniel Camilo Lopes, 33, de Baião (PA); Antonio Carlos Nogueira, 37, de Pinheiro (MA); Josias Gonçalves dos Santos, 42, de Breves (PA); José Hilton Martins Costa, 22, de Paragominas (PA); Vicente Martins Balieiro, 28, de Tucuruí (PA); e José Nilton Caldas Lopes, 31, de Cametá (PA).

FONTE: AGÊNCIA PARÁ.Walrimar Santos
Polícia Civil

Nenhum comentário: