Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Etapa estadual dos JEPs reúne 1,4 mil estudantes

Começou na quarta-feira (13) e segue até domingo (17) a fase estadual e decisiva da 56ª edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs), mobilizando 1,4 mil estudantes das redes pública e privada de 32 municípios, em uma série de competições com 13 modalidades esportivas. Ao final dessa etapa, será definida a delegação paraense que vai disputar os Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR) e em João Pessoa (PB). O Pará será representado no certame nacional por 360 atletas. As competições locais são uma oportunidade para os atletas se destacarem e tentarem uma vaga nas seleções nacionais.

A etapa estadual dos JEPs abrange as modalidades de futsal, handbol, voleibol, basquete, tênis de mesa, xadrez, atletismo, judô, badminton, ginástica rítmica, luta olímpica, natação e vôlei de praia. A edição 2014 dos jogos reuniu quase seis mil atletas, em onze etapas regionais. As competições seguem programação do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc. “Os jogos são uma integração e celebração da prática esportiva, com o empenho de todos os envolvidos, alunos, professores, gestores e familiares, que foram fundamentais para concretização do evento”, diz a coordenadora do NEL e diretora geral dos JEPs, Ana Glória Guerreiro Nascimento.

“É gratificante ver a integração de diferentes setores e níveis de governo, comunidade escolar, sociedade civil organizada, iniciativa privada e organismos internacionais participando do Pacto pela Educação do Pará”, continua a coordenadora, destacando o incentivo do governo do Estado às ações que promovem a cidadania, entre elas o esporte educacional, “um importante fenômeno, responsável pela inclusão social”.

Os jogos estudantis envolvem mais de 100 municípios de dez regionais: Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Região Metropolitana de Belém, Irituia, Santa Izabel do Pará e Xinguara.
Modalidades – As provas de atletismo serão disputadas na pista do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), na Rodovia Augusto Montenegro s/n, km 3, no bairro do Benguí. A competição de badminton, desporto individual ou de dupla – semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e um volante ou peteca – será no ginásio poliesportivo Raimunda Fernandes Albuquerque, na Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1.215, Umarizal.

Os jogos de basquete ocorrerão nos ginásios de esportes do Colégio Santa Rosa (Rua Presidente Pernambuco, Batista Campos) e do Clube do Remo (Avenida Braz de Aguiar, Nazaré). A disputa de futsal será no ginásio poliesportivo Raimunda Fernandes Albuquerque – local onde também ocorrerá a competição de ginástica olímpica – e no ginásio de esportes do IEEP, na Rua Gama Abreu, bairro de Batista Campos.

Os jogos de handebol serão disputados no ginásio de esportes do curso de educação física da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus III, localizado na Avenida João Paulo II, 817, bairro do Marco, e no ginásio de esportes da Instituto Federal do Pará (IFPA), na Avenida Almirante Barroso, Marco. No complexo esportivo Maestro Altino Pimenta, na Avenida Visconde de Souza Franco, no Reduto, ocorrerão as competições de judô e luta olímpica.

A competição de natação será no parque aquático do curso de educação física da Uepa, e a modalidade tênis de mesa será no ginásio de esportes do Cassazum, na Avenida Duque de Caxias, bairro do Marco. A modalidade xadrez será disputada no Colégio Sophos (Avenida Governador José Malcher, 1.332, entre Travessa 14 de Março e Avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro de Nazaré). Os jogos da categoria A ocorrem no período da manhã, e os da categoria B, no turno da tarde.

A competição de vôlei de praia não ocorrerá no período de 12 a 17 de agosto, como previsto. Os interessados devem ficar atentos e em contato com a equipe do NEL, para obter a informação sobre o novo período do certame.
 
Celival Lobo
Secretaria de Estado de Educação

Nenhum comentário: