Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 2 de agosto de 2014

Breves: espaços de lazer



Lazer é tão necessário na nossa vida, isso ninguém duvida. Há, inclusive, sugestão de profissionais de vários ramos do comportamento que o consideram como fundamental para aliviar o estresse da vida agitada que levamos, assim como propiciar o tão necessário desenvolvimento como ser humano. Eis que observo a vida das famílias focadas nos espaços de diversão existentes no município de Breves, tido como a Capital das Ilhas.


Em termos de bares, pelo menos, Breves não é diferente de outros municípios do Arquipélago do Marajó, tendo, até, quem anuncie a proliferação desse tipo de espaço como uma opção para quem perdeu o emprego e encontram aí um meio de sobrevivência. Não quero, entretanto, entrar nessa questão, apenas desejo mostrar que em cada rua existe pelo menos um bar. Alguns são enormes e chiques, mas há aqueles que se caracterizam como botecos. No primeiro pode-se encontrar tira-gostos, banda de pagode ou outro tipo de canção variável estendendo até a músicas em inglês.


Para aqueles que curtem a noite, baladas não faltam. De acordo com um membro da Secretaria de Meio Ambiente, estes espaços já cederam a pressão e já começam a construir paredes com vedação acústica para não infringir as leis ambientais. Há também uma sensível melhora em termos de segurança, com climatização para o conforto dos brincantes noturno. Embora parece um conto das mil maravilhas, o leitor pode pensar, mas relatos de inúmeros acadêmicos que se debruçam sobre o assunto reúnem vídeos que estampam, a nível mundial pela internet e nacionalmente pela mídia televisada, sobre boates que permitem a presença de adolescentes, até casos de aliciadores e prostitutas infantis e juvenis.


Como em muitas partes do mundo, o cinema cedeu ao avanço da televisão aberta, da TV paga e vídeos vistos ou baixados do YouTube, o cinema de Breves não mais existe. Porém, há, alegadamente tendo a violência como desculpa, diversas locadoras de vídeos muito frequentadas, inclusive algumas dessas com itens 100% clandestinos ou, em outro linguajar, pirateados. 


Para quem gosta de diversão durante o dia, a iniciativa privada criou um parque aquático. Mas pode-se visitar sítios transformados em balneários disponíveis para a população amparados na exploração comercial. Igarapés ou mesmo espaços que podem ser alugados com ampla área e piscina de bom tamanho.


Embora o termo lazer seja às vezes confundido com atividades puramente físicas, não se pode esquecer aquelas opções que preencham outros gostos mais refinados. Nesse caso, a exibição de peças teatrais ou outro tipo de manifestação cultural, sem esquecer os espaços em livrarias com a riqueza nacional em termos de produção de deleite. Nesse ponto, cabe lembrar que as bibliotecas também merecem atenção especial. Como exemplo, existe a biblioteca municipal localizada na rua Duque de Caxias com Castilho França.


Os espaços para caminhadas ganham destaque na Praça da Bandeira, utilizados à noite tanto por jovens como adultos. Em relação a isso, as classes se misturam, não tanto como nas academias. Mas não é só à noite que as pessoas caminham para manter a forma, por puro lazer e interação social, mas como recomendação médica.


Nenhum comentário: