Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Acidentes de trânsito e ferimentos lideram casos de internação no Marajó


Atendendo patologias de média e alta complexidade de 270 mil habitantes de sete municípios, o Hospital Regional Público do Marajó, localizado na cidade de Breves, conta com uma equipe de 438 colaboradores diretos e indiretos, que fazem uma média mensal de 220 internações - média de 1.571 pacientes por dia. No setor de pediatria, os casos mais comuns são de pneumonia, desnutrição e desidratação grave e insuficiência respiratória aguda, e na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, os de prematuro extremo.

Na ala de adultos, os casos mais recorrentes são acidentes por ofídios, leptospirose, doença de chagas, vítimas de arma branca, de fogo e de acidentes de trânsito e fraturas, provocados, especialmente, por motos. O hospital, que é referência para a resolução dos casos mais graves de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com oferta de várias especialidades, recebeu, na tarde da última segunda-feira (11), a adolescente R. P. G., 15 anos, vítima de acidente de moto no centro de Breves.

O caso ganhou espaço na mídia local por se tratar de mais um acidente de trânsito provocado por conduta imprudente. A jovem – que teve fratura na bacia, fratura craniana e contusão pulmonar – recebeu atendimento e esteve na UTI, onde foi mantida em condições estáveis, até ser conduzida, de helicóptero, no fim da manhã desta terça (12), para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Belém, para receber atendimento neurológico em função do rebaixamento do nível de consciência da paciente.

No fim da semana passada, outro caso que chamou atenção da comunidade daquela região do Marajó foi da menor de 13 anos A. C. S. L., residente em Melgaço. Vitima de arma de fogo, ela teve fratura exposta no braço esquerdo, mais precisamente no úmero (parte média/ superior). Segundo a diretora técnica do hospital, Ligia Martucci, ao dar entrada no hospital, a adolescente recebeu atendimento imediato de especialistas e passou por cirurgia para instalação de fixador externo. A. C. S. L. também perdeu tecidos no antebraço. Seu estado de saúde é estável, mas sem previsão de alta. Ela não corre risco de morte.

Recuperação – Fazendo parte dos atendimentos na ala pediátrica, a pequena J. R. O., 7, filha do lavrador Raimundo de Oliveira, da cidade de Curralinho, deu entrada na emergência do Hospital Regional do Marajó com indicação clínica de anemia grave e sepse (um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção). Ao receber atendimento, foi constatado no exame da menor o resultado do hemograma com 2,0 de hemoglobina, quando o normal para a idade é de 11,0.

O Serviço de Hemoterapia do hospital foi acionado, e depois de duas unidades de concentrado de hemácias e de outros procedimentos médicos especializados, a melhora da paciente foi gradativa. A criança já teve alta médica. O pai agradeceu a todos pelo atendimento. “Cheguei a sentir medo de perder minha vida. Ela estava muito mal, mas graças ao atendimento do hospital estou voltando com minha filha sã e salva para casa”, ressaltou.

O Hospital Regional do Marajó oferece atendimento de qualidade aos usuários do município de Breves e da população dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS), que é composto pelas localidades de Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço e Gurupá. Os pacientes recebem atendimentos nas mais diversas especialidades e com a disposição de 67 leitos. A população atendida tem ainda à disposição clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos.

O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala de pré-operatório. O usuário ainda dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios, agilizando o atendimento.erviço- O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: