Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mensagem aos professores em face do Congresso Municipal do SINTEPP




“Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores; há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.”
(Bertolt Brecht).

Chegamos à 3ª edição do Congresso Municipal de nosso sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação Pública de Portel (SINTEPP), uma ferramenta bastante utilizada nestes quase 10 anos de revitalização. Nossa luta começa no inicio de 2005, quando ainda éramos apenas um embrião do que somos hoje; época em que sequer podíamos nos firmar enquanto sindicato organizado, uma vez que, os que mantinham o Sintepp nas mãos em Portel, não tinham o interesse em torná-lo atuante, unificado e intransigente na defesa da categoria e da escola pública de qualidade.

Durante esse tempo, muitas foram as conquistas, graças a união e a luta da categoria, e o Sintepp cada dia que passa tem se tornado um poderoso instrumento de organização e luta na defesa dos direitos de nossa categoria e da escola pública de qualidade. Sempre lutamos movidos pelo sonho de dias melhores para todos nós e para a educação pública de Portel.

Através das nossas lutas, nos construímos sujeitos de cultura, de pensamento, de valores, de dignidade e de direitos, politicamente reflexivos, aprendendo e reaprendendo que sem terra, sem teto, sem moradia, sem trabalho, sem igualdade, sem identidade, não há como vivermos a condição humana.  Não dá para se formar como humanos. Miguel Arroyo (ARROYO, 2002) destaca que os sindicatos tiveram um papel pedagógico relevante e reconhecido. Agiram como escolas de formação de liderança e de formação política das diversas categorias de trabalhadores. E não nos arrependemos de cobrar do governo o que já está assegurado em nossa Constituição Federal, pois todas as lutas foram em prol de dias melhores para nossa categoria e para a educação pública de qualidade.

Sabemos que é imensa nossa responsabilidade de conduzir este sindicato, um dos maiores da região norte. Na certeza de que esta entidade sempre seguirá na defesa intransigente dos nossos direitos; que o SINTEPP seguirá enfrentando com firmeza os sugadores do dinheiro público destinado à educação, os que desmantelam a escola pública urbana e do campo, deixando um futuro incerto para centenas de crianças e jovens. 

Os companheiros e as companheiras que participam deste grande encontro de nosso sindicato têm a missão de definir metas e apontar saídas para as diversas dificuldades a que estamos expostos neste momento tão delicado para a educação pública de Portel. Este congresso tem o dever de exigir do Governo que seja instituído a comissão que irá conduzir o plano de carreira unificado (PCCR-Unificado). Sabemos que os nossos inimigos de classe, regularmente se alternam no poder fazendo da educação moeda de troca ou objeto de barganhas, e essas praticas precisam ser rechaçadas, combatidas e denunciadas sempre.

Temos orgulho de pertencer à categoria dos trabalhadores em educação pública. Ao longo desses quase 10 anos de revitalização em Portel fomos capazes de enfrentar e resistir a todos os ataques, e por isso somos o que somos: um dos maiores sindicatos do Estado. Mas Temos a certeza que os debates travados hoje e amanhã durante o congresso servirão para instrumentalizar nossa categoria para o enfrentamento a esses inimigos do povo; que as propostas daqui emanadas servirão como base para nortear a luta e os desafios que enfrentaremos neste ano de 2014, que promete ser de grandes embates contra os governos que desvalorizam a escola pública e os que nela trabalham.

Bom congresso a todos e a todas!
À coordenação!

Nenhum comentário: