Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 20 de maio de 2014

Justiça ordena interdição de bacia fissurada da Imerys em Barcarena






Juiz concordou parcialmente com os pedidos do MPF. Bacia não poderá receber mais nenhum fluxo. Esvaziamento deve ser estudado posteriormente

A Justiça Federal deferiu parcialmente o pedido do Ministério Público Federal para interdição de uma das bacias de contenção da planta de beneficiamento de caulim da Imerys Rio Capim Caulim S.A, em Barcarena, nordeste do Pará.

De acordo com a vistoria dos peritos do MPF, uma fissura nessa bacia pode ser a causa pelo menos cinco vazamentos de resíduos nos cursos dos igarapés Curuperé e Dendê, onde moram várias famílias ribeirinhas. Foram confirmados vazamentos nos dias 6, 8, 11, 13 e 19 de maio de 2014.

Com base no pedido do MPF, o juiz Arthur Pinheiro Chaves, da Vara Ambiental da Justiça Federal no Pará, considerou não ser necessário o esvaziamento total da bacia afetada por enquanto. Para o juiz, “a medida liminar acautelatória deverá, por ora, se limitar ao pedido de interrupção do fluxo de novos materiais destinados à sub-bacia cinco, a fim de que se evite o aumento de seu volume e ocorram novos vazamentos”.

Tanto o MPF quanto o Ministério Público do Estado do Pará e o Instituto Evandro Chagas, vão continuar monitorando a situação da Imerys em Barcarena. Enquanto a bacia comprometida estiver interditada, a empresa deve prosseguir com as medidas de contenção. Novas vistorias devem ser realizadas nos próximos dias.

Cautelar nº 14454-66.2014.4.01.3900

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 8402-2708 / 8403-9943

Nenhum comentário: