Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Acará: precariedade no ensino leva trabalhadores a cruzarem os braços

A Rede Municipal de ensino do Acará, na Regional Baixo Tocantins do Sintepp, está em greve desde o dia 19/05. A categoria tomou está decisão diante da imobilidade do prefeito José Maria (PMDB) nas mesas de negociação da Campanha social, pedagógica e salarial em curso desde janeiro.

A Coordenação da Subsede apresentou durante estes mais de quatro meses propostas que tentavam minimizar problemas como: escolas sucateadas, adequações do calendário escolar, falta de merenda, precariedade do transporte escolar, chamada de classificados no último concurso público, reajustes, entre outras demandas.

Mesmo com a insistência pelo diálogo traçada pelo sindicato, o governo vinha se mostrando pouco interessado em solucionar as pautas. Os trabalhadores não tiveram outra solução que não radicalizar. Em março, por exemplo, foi necessário realizar uma paralisação para que gestor sentasse com a comissão de educadores. Na ocasião o prefeito José Maria se comprometeu em cumprir a pauta e foi firmado entre Sintepp, prefeitura e legislativo um acordo para efetivação das políticas para a educação pública da cidade. No entanto os prazos foram expedindo e não se avançou. 

O governo protelou a apresentação de um percentual para reajuste salarial e quando o fez comunicou que o aumento seria de 3%. No entendimento dos trabalhadores o valor poderia ser de, pelo menos, 6%. O prefeito discordou.
O Sintepp insistentemente entra em embate com governos irresponsáveis como o de José Maria que de forma deliberada não realiza sequer uma política de valorização profissional, e trazem a reboque problemas como a falta de infraestrutura nas unidades escolares e mesmo de espaços adequados para proporcionar um processo pleno de ensino/aprendizagem para nossas crianças e jovens. 

Vale lembrar que desde o início do ano é pautado pelo sindicato uma proposta de calendário escolar que contemple os anseios da categoria, no entanto, a postura da prefeitura foi de não valorizar este pleito dos educadores acarenses. Desse modo, a direção do Sintepp já até montou uma comissão para dar proposição de calendário, mas o mesmo não foi aceito pela Secretaria de Educação.

As principais reivindicações dos educadores incluem: merenda escolar de qualidade; transporte escolar adequado; 6% de reajuste (em respeito à tabela de progressão da carreira); 10% para especialização; garantia de reajuste salarial para os secretários escolares; realinhamento dos salários de vigias e pagamento das gratificações previstas no PCCR. 

A indignação social é tão grande na cidade que há informação de suspensão das aulas nas 180 escolas da rede. Mais de 1.400 profissionais da educação aguardam por uma solução, enquanto os cerca de25 mil alunos matriculados para este ano letivo ficam sem aulas. 

Durante a manhã da última sexta-feira (23), a categoria realizou ato em frente a Câmara de Vereadores. A tarde esperava negociação o governo, porém foi informado que José Maria está viajando. Mais uma vez o descompromisso de governantes com a educação pública trava o andamento do trabalho e o processo de ensino de nossas crianças.

Os trabalhadores solicitaram aos vereadores intervenção no diálogo com o gestor e espera-se na próxima segunda-feira (26/05) José Maria apareça para reunir com a comissão do sindicato. Enquanto isso, a categoria aguardará em ato público na frente do prédio. 

As Coordenações Estadual e Regional do Sintepp reiteram que a força da organização sindical está na disposição para luta pela garantia de direitos e voltam a lembrar que governo nenhum cala esta entidade. Seguiremos firmes na defesa de uma educação pública com valorização profissional e qualidade social. 

José Maria, sua administração deve respostas à comunidade acaraense! Não fuja da negociação! 

Só conquista quem luta! 

Junte-se à nós, venha para o Sintepp.

Nenhum comentário: