Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 29 de abril de 2014

Viagem ao Pacajá


Dinhão (ao fundo) e Ronaldo

No último sábado (26) o SINTEPP realizou uma viagem pelos rios Pacajá e Anapú, representado pelo Coordenador de Finanças Dinhão e pelo Coordenador de Comunicação Ronaldo de Deus, com o intuito de divulgar o III Congresso da Educação, que acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de maio.

A primeira parada foi na Vila São Sipriano, onde fomos recebidos pelo coordenador do pólo Baixo Pacajá, Zé Rai, e por diversos professores, já que o diretor Walbert Carvalho estava na sede do município. Situada em terras altas, a comunidade possui uma bela escola, apesar de pequena. Ali funcionava apenas o programa Mais Educação, num sábado letivo. Não demoramos muito, mas deu tempo até pra tirar umas fotos com a meninada.

O próximo porto foi a localidade conhecida como Fonte de Luz. Não havia mais ninguém, exceto um morador que nos recebeu muito bem numa escola carcomida pelo tempo. Há distância, no fim da vila, avistamos uma mulher e uma criança, todos entretidos com seus afazeres.

Na comunidade Santo Agostinho, havia apenas um grupo de crianças que estudavam catequese numa choupana. Numa casa vizinha, algumas mulheres que foram logo em seguida acompanhadas por três rapazes que chegavam com comida, sem deixar de ter aí incluído o afamado açaí.

A próxima parada foi na localidade conhecida como Bacuri, ou melhor comunidade São Pedro, onde fomos recebidos por pelo menos dez pessoas, entre adultos e crianças. Também não havia aula. Fiquei impressionado com a beleza de um tucano.

Em seguida, visitamos a vila Cocal, onde haveria uma grande reunião de pais e mestres. Participamos da abertura da reunião e, como o tempo era exíguo, partimos logo. Mas sem antes de prestar socorro a uma criança, filha de um professor com a filha do Antonio Samara. Voltamos a Portel só pra levar a criança para primeiros socorros.

Conto mais depois. Inté!

Nenhum comentário: