Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Seel entrega caiaques e firma convênio para criação de núcleo de canoagem em Portel

A estudante Edenise dos Santos, 15, moradora do bairro da Vila Velha, localizado às margens da praia do Arucará, no município de Portel, Marajó, acordou cedo na manhã deste sábado, 19, para receber as primeiras instruções sobre a prática de canoagem. Ela integra o grupo de mais nove adolescentes que participaram da entrega oficial de dez caiaques que a partir de hoje serão utilizados no projeto Pará Aquático, criado pela Federação de Canoagem do Estado do Pará (Fecaep) e que recebe aporte financeiro do Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Ainda se adaptando às primeiras remadas, a adolescente falou da emoção de fazer parte do primeiro núcleo de canoagem do município.

“É uma emoção muito grande participar desse projeto. Com ele, eu e meus amigos teremos oportunidade de nos dedicar a uma prática esportiva, cuidar da saúde e, quem sabe, um dia, até competir profissionalmente representando nossa cidade e o nosso Estado. Eu moro na frente desse rio a vida toda, já remei muitas vezes em canoas de madeira, mas nunca imaginei que um dia teria oportunidade de praticar canoagem”, declara.

Portel será o primeiro município a contar com núcleo de auto-atendimento de canoagem

Uma equipe da Seel, representada pelo gerente de eventos Marcelo Gonçalves, juntamente com o prefeito do município, Paulo Ferreira, e o presidente da Fecaep, Evaldo Malato, assinaram na manhã deste sábado o termo de parceria para a implantação do núcleo de auto-atendimento de canoagem da cidade, o primeiro do arquipélago do Marajó, cuja previsão é beneficiar, inicialmente, aproximadamente 200 adolescentes de Portel, entre 12 e 17 anos.

Segundo Marcelo Gonçalves, o Pará Aquático chega a Portel não só como uma ferramenta de fomento ao esporte, mas também de responsabilidade social. “O Núcleo de Canoagem de Portel vai ajudar a tirar esses adolescentes da ociosidade. Ele também representa um meio de inclusão social e o Governo do Estado do Pará não poderia ficar de fora de uma iniciativa como esta. Fomos procurados pela secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da cidade e atendemos de imediato a solicitação. Os instrutores que vão atuar no núcleo também são do município e foram capacitados para dar todo o suporte prático e teórico que os alunos vão precisar”, explica.

O portelense Luiz Cesário Nunes, 70, participou da entrega das embarcações a um de seus netos e falou da importância do projeto para o município. “Esse incentivo do Governo do Pará e da prefeitura é muito importante pra gente. Nossa cidade é coberta por duas grandes baías e é a primeira vez que vejo isso por aqui. A gente está acostumado a remar em canoa de madeira, talhada à mão, mas nunca tinha visto esses caiaques por aqui, só na televisão. Dá orgulho ver meu neto ser um dos primeiros alunos do projeto”, conta o aposentado.

O presidente da Fecaep explicou de que forma a canoagem vai ajudar o município a se desenvolver na área esportiva. “Portel é uma cidade histórica, fundada por índios, cuja tribo dá nome à praia, Arucará. Então, a canoagem, além de ser algo cultural, chega num momento de desenvolvimento, quando o município tem necessidade de criar ferramentas sociais voltadas ao esporte para resgatar adolescentes em situação de risco. As condições geográficas daqui são fantásticas e a gente já observa um grupo de jovens muito bons no que estão se propondo a fazer. Não tenho dúvidas de que Portel terá futuros atletas da canoagem”, conta.

O Pará Aquático chega ao município após passar por São Domingos do Capim e em maio segue para Ponta de Pedras, mas já trabalha num estudo de viabilidade técnica para alcançar outras cidades. Em março deste ano a Seel doou 59 caiaques, 6 barcos de velocidade e 10 canoas olímpicas para a Fecaep, o que garantirá a expansão do projeto a municípios de outras regiões do Pará.

O prefeito  de Portel, Paulo Ferreira, falou da parceria com o Governo do Estado. “O apoio da Seel é fundamental para que desenvolvamos nosso trabalho. Precisamos alcançar alguns objetivos, um deles a inclusão social dos nossos jovens por meio do esporte. E a canoagem vem proporcionar isso. Vamos trabalhar para que esses estudantes recebam toda a atenção necessária e ganhem outras alternativas de vida, como se profissionalizar neste esporte, por exemplo. Torço para que daqui saiam alguns campeões”, declara.

Portel Aqua Fest

A entrega dos caiaques ao município aconteceu em meio ao evento Portel Aqua Fest, que reuniu na orla da cidade uma extensa programação de competições e apresentações aquáticas como natação, porfia de canoas e “arrancadão” de rabetas (pequenas embarcações motorizadas), além de evento voltado à terceira idade e performances radicais de Jet ski’s e Fly Board.

Em terra, a segurança do evento foi garantida por uma equipe do Grupamento de Missões Especiais da Polícia Militar, capitaneada pela sargento Solange Pantoja. Já no rio, a segurança ficou a cargo de treze homens do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, com o suporte de uma lancha de resgate e um jet ski, liderados pelo tenente Eduardo Rio Branco.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: