Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 22 de abril de 2014

Auditoria comprova que, no Pará, cadeia produtiva da pecuária abraçou a causa da sustentabilidade


Pesquisa amostral com frigorífico, curtume e empresa exportadora de gado confirma que acordos pela pecuária sustentável estão sendo cumpridos no Estado

Uma auditoria-piloto realizada nas três maiores empresas representantes dos principais ramos da cadeira da pecuária – o setor frigorífico, o setor de curtumes e o setor exportador – comprovou que tanto produtores de gado quanto seus clientes estão trabalhando pela sustentabilidade na Amazônia. O trabalho verificou que as empresas avaliadas estão tendo desempenho satisfatório em relação aos compromissos assumidos perante o MPF desde 2009.

A pesquisa, feita por empresa de auditoria independente no final de 2013 na unidade de Santana do Araguaia do frigorífico JBS Friboi, na indústria de couros Durlicouros e na exportadora Kaiapós, teve os resultados divulgados ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Governo do Estado do Pará neste ano. Em abril, os dados foram aprovados pelo MPF, que desde 2009 vem atuando pela sustentabilidade da pecuária paraense em conjunto com o governo do Estado, municípios, setor produtivo e empresarial e pesquisadores.

A conferência de dados realizada na JBS Friboi de Santana do Araguaia, Durlicouros e Kaiapós confirmou que as empresas estão implantando sistemas de controle de matéria-prima para adquirirem gado apenas de áreas sem desmatamento ilegal, sem invasão de terras públicas e sem trabalho escravo.

As auditorias-piloto também demonstraram que as propriedades rurais fornecedoras estão regularizadas ou em processo de regularização das pendências ambientais e fundiárias. No total, a mobilização do setor público e privado em busca da regularização da pecuária no Pará já promoveu a inclusão de mais de 100 mil propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Estado.

O objetivo dessa primeira análise foi apenas o de se desenvolver a melhor maneira técnica de se realizar os trabalhos. Ainda em 2014, será realizada uma auditoria que abrangerá todas as empresas com atuação no Estado, e os resultados e relatórios serão integralmente divulgados para toda a sociedade brasileira.

“Os resultados dessa primeira amostragem foram bastante satisfatórios, e mostram que o produtor rural paraense está bastante afinado com a demanda dos consumidores, que cada vez mais dão prioridade a produtos feitos com responsabilidade socioambiental”, comemora o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino, que participa da atuação do MPF na regularização da pecuária em toda a Amazônia legal.


Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
(91) 3299-0148 / 8403-9943 / 8402-2708
ascom@prpa.mpf.gov.br
http://www.prpa.mpf.mp.br/
http://twitter.com/MPF_PA
http://www.facebook.com/MPFPara

Nenhum comentário: