Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Assembleia da categoria reafirma disposição de luta dos educadores



Reunidos em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira (10), no CCNT/UEPA, os trabalhadores (as) em educação da Rede Estadual avaliaram os pontos de pauta da Campanha Salarial para o ano de 2014 e organizar o calendário de lutas para o próximo período.

O conjunto das falas durante a assembleia avaliou positivamente a vitória do Sintepp com relação à aprovação na Alepa dos PL’s do SOME e gestão democrática, fruto da intensa mobilização da categoria ao longo destes mais de 30 anos de luta por uma educação pública de qualidade e parte integrante do acordo judicial que obrigamos o governo Jatene a assinar no final do ano passado.

A vitoriosa mobilização de 2013, que contou com a greve de 53 dias da rede estadual, resultou em vitórias galgadas pela efetiva participação e unidade dos educadores está longe de ser o ponto final para nossas lutas. Os ajustes ao PL de Jornada/aulas suplementares que vem insistentemente sendo debatidos são prova disso.

O Sintepp mantém a perspectiva de cumprimento integral do acordo, portanto PCCR unificado, reforma das escolas e do prédio Sede (Seducão), agilidade na realização de concursos públicos, combate ao assédio moral e participação na Campanha Unificada dos servidores estaduais seguem na agenda do dia para o sindicato.

Os municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Castanhal e Parauapebas apresentaram o panorama das lutas nas Subsedes e Regionais. E apresentaram denúncias relacionadas a dubiedade de discurso pregado pelos diretores de URE’s e USE’s, o que tem aumentado as dúvidas entre os educadores em relação a aplicabilidade da portaria de lotação por jornada deste ano.

A Coordenação Estadual, além de realizar visita às unidades escolares, buscar apoio de parlamentares e insistir nas audiências com o governo , que o sindicato vem reiteradamente solicitando formalmente junto ao executivo estadual, jamais deixará de promover os debates com a base. Por isso, foi referendado pela assembleia novo debate sobre Lotação por jornada e Jornada e aulas suplementares.

Informamos que a assembleia específica do SOME, prevista para acontecer nesta sexta-feira (11/04) foi cancelada, por conta das agendas previstas para o próximo. Estamos avaliando junto as Regionais a viabilidade de uma nova data, o mais rápido possível, a fim de garantida a participação de todos.

É momento, de a categoria avançar na mobilização, passado o período de recesso nas escolas e das jornadas pedagógicas, a ordem é ampliar o debate a fim de dirimir as dúvidas sobre a portaria de lotação e o PL de jornada, além de cobrar a efetivação de todos os pontos existentes no acordo judicial que pôs fim a nossa greve. O estado de greve está mantido até que Jatene cumpra o que firmou junto ao TJE. Nossa tarefa principal é barrar qualquer tentativa de ataque do governo aos nossos direitos.

Deliberações prioritárias:
1. Agilizar negociação com parlamentares, seja da bancada governista, assim como a de oposição ao governo na Alepa, para apresentar as propostas de alteração debatida com a base da categoria para termos avanço nesta pauta. Permanecer em alerta para impedir votações surpresas do PL de jornada/ aulas suplementares;
2. Articular a suspensão da aplicabilidade da portaria de lotação, até estabelecimento da mesa de negociação com o governo;
3. Cobrar agilidade no processo de reforma das escolas e prédio sede (Seducão);
4. Cobrar realização dos concursos públicos pendentes;
5. Mobilizar a categoria para participação nas atividades do próximo período.

Agenda de lutas aprovada na AG de 10/04:

14/04 (segunda-feira)
9h – Reunião das entidades sindicais dos servidores públicos estaduais. Local: Sintepp;
14h – Debate Portaria de Lotação, Local: Sintepp;

15/04 (terça-feira) – 9h – Ato sobre PL’s, Local: ALEPA;

24/04 (quinta-feira) – 9h – ATO com paralisação, Local: SEDUCÃO;

25 E 26/04 (sexta-feira/sábado) – 9h – Conselho Estadual de Representantes (CER), Local: CCNT/UEPA;

29/04 (terça-feira) – 9h – Assembleia Geral, Local a definir.

Não há conquista sem luta!

Leia também:
http://www.sintepp.org.br/assembleia-da-categoria-reafirma-disposicao-de-luta-dos-educadores/

Nenhum comentário: