Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 13 de março de 2014

A MINHA SAÍDA DO PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa)


Como era de praxe eu fazer meus relatos em cordel, nos seminários do Pacto, é com cordel que me despeço do Programa.

"É com muito pesar que 'deixo'
Uma importante missão
Que assumi com carinho
Em prol da educação.
Não fugi da responsabilidade
Saí por perseguição.

Por dois anos fui tutora
Do Programa Pró-letramento.
Aprendi mais que ensinei
Socializando conhecimento.
Guardo com muito zelo
A lição de cada momento.
Essa rica experiência
Me possibilitou nova missão:
Orientar os estudos
Do PACTO pela Alfabetização,
Cuja meta é melhorar
No Brasil a educação.
No início dos trabalhos
Enfrentei a nova gestão,
Tentaram me retirar
Mas não houve condição.
Aos trancos e barrancos
Concluí a formação.
Mas como os homens maus
Às vezes têm dias de 'glória',
Finalmente conseguiram
Sua tão sonhada vitória.
Porém não podem apagar
As conquistas da minha história.
Desde a infância aprendi
A lidar com maus momentos,
Passei por muitas pelejas,
Tive dias de tormento,
Mas nunca perdi a fé
E Deus me deu o livramento.
Vivi por longos anos
Presa às prendas do lar,
Até que em um dia abençoado
Resolvi minha vida melhorar:
Decidi voltar para a escola
E minha história mudar.
Foi então que passei a ver
O mundo com outro olhar.
Aprendi com meus mestres
A liberdade almejar.
E diante dos meus direitos
Nunca me deixar calar.
Conquistei com muita luta
Minha carta de alforria,
Pelo menos no emprego
Que era o que eu mais queria.
Deixar de agradecer
Meus mestres eu não poderia.
No justo concurso público
A sonhada aprovação.
Levantei as mãos ao céu
Acabou-se a humilhação
De todo início de ano
Na hora da lotação.
Agora eu posso ter voz
E escolher em quem votar,
Reivindicar meus direitos,
Minha opinião mostrar,
Do jeito que aprendi
Na minha vida escolar.
Infelizmente alguns mestres
No poder esqueceram a lição
Que ecoava em seus discursos
Em prol da libertação.
Agora se tornaram carrascos
Puseram chicotes em suas mãos.
Hoje “arrancaram-me” do PACTO,
Mas saio de cabeça erguida,
Convicta de que fiz o meu papel
Mesmo sendo perseguida
Minha consciência em paz
Dignifica minha vida.
Tiraram-me o Programa,
Mas não o respeito conquistado.
Meu pensamento é livre
E meu coração é bem amado.
Azar de quem é infeliz
Com o seu coração frustrado.
Aos cursistas que me ajudaram
Conduzir as formações
Só tenho a agradecer
Foram importantes lições.
Façamos das lutas instrumentos
Pra impulsionar boas ações.
E àqueles(as) que me querem mal
Deixo uma humilde reflexão
O fado mais pesado do homem
Está em seu coração
O ódio, o rancor e a inveja
Arrastam a alma pro chão.
Por Jacira Baia

Comentários na rede:

Hélio Monteiro No Ceará, há prêmios para os professores que cumprem as metas para o PNAIC. Lá as professoras chegam a ganhar mais de R$ 10 mil no final do ano de bônus, em acréscimo ao salário. Lógico que lá deve haver uma ajuda do governo do estado ao programa, mas parece que de fato no Ceará eles estão atingindo a meta de erradicar o analfabetismo infantil. Aqui eu nunca ouvi coisa igual. Fico triste de ver que o programa perdeu uma professora como você. Não conheço o seu trabalho, mas dá pra ver que tem bom domínio da escrita. Prefeitura nenhuma pode propagandear sucesso, se não tiver sucesso na Educação.

 Comentário do blog

Não há dúvida de que a professora Jacira Baia foi incansável na busca por aulas bem elaboradas, conduzindo os trabalhos com sabedoria. No meio das aulas, quando questionada sobre alguma dúvida acerca do PNAIC, dúvidas essas também manifestadas através do formulário de acesso ao blog ou mesmo através de e-mails ao editor do deste famoso blog (como esta manifestada ontem, 12, pela professora Mirian Rabelo: "Mensagem: Faço parte do programa do pnaic, recebi algumas parcelas, mas todos os dias acesso o site e não constavam  nenhuma parcela liberada. Um certo dia olhei e tinham tres só uma estava liberada e outra não.  Certo que eu não deixo de acessar o site, gostaria de saber onde foram parar as outras duas.). Apesar de haver delatores e pessoas com interpretação infantil das falas da professora Jacira, entendi perfeitamente da angústia vivida em Breves quando submetida a constrangimento numa pousada e restaurante brevense.

Na véspera do dia 10 (data em que houve um sorteio no Abel Figueiredo, realizado pelo coordenador Nelson da Glória, para retirar dois professores orientadores. A justificativa para a remoção de dois professores orientadores de estudo seria a redução de professores alfabetizadores, dado este apontado pelo censo escolar 2013. Será que os homens de Portel não estão fazendo filhos ou será que os contratos estariam novamente causando males ao futuro da educação portelense? Expliquem-me, antes que alguém faça mau juízo das minhas publicações, pois o que quero são apenas explicações convincentes.

Nenhum comentário: