Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 25 de janeiro de 2014

EMATER projeta expandir atuação em Portel


Nesta sexta-feira, 24, aniversário de 256 anos de Portel, no Arquipélago do Marajó, os técnicos do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e  Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que existe há três décadas, têm pelo menos 687 comemorações nas quais marcar presença: esse é o número de famílias regularmente atendidas no  município  - a maioria extrativistas de açaizais manejados e plantadores de mandioca.  “Extensão Rural é ser convidado para entrar todo dia na casa  do  agricultor. Não é um trabalho apenas de amparo científico e de troca de conhecimento. É também de construção de amizade e  participação no cotidiano”, diz o chefe  do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Jocimar Mendonça.

Só em 2013, projetos da Emater levaram R$ 1,5 milhão de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a propriedades distantes até 30 horas de barco da sede de Portel. A perspectiva para 2014 é que o montante alcance R$ 2 milhões. O principal desafio para este ano é o cumprimento de metas de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Brasil Sem Miséria, do governo federal, que introduz a criação de galinha caipira entre 76 famílias abaixo da linha da pobreza, e de uma chamada pública do MDA, direcionada para 70 mulheres ribeirinhas interessadas em capacitação de  mão-de-obra e independência econômica.

Além disso, dez sistemas agroflorestais (consorciando culturas como milho, feijão, cupuaçu e andiroba), de um hectare cada, já vêm sendo desenvolvidos com fins de segurança alimentar e recuperação de  áreas alteradas, em parceria com a Associação de Mulheres da Ilha Grande do Pacajaí (Amaigp). Também estão previstos, ainda para o primeiro semestre, a instalação de um agroindústria de farinha e o complemento da frota do escritório com mais uma  voadeira e uma caminhonete. “Um dos  grandes desafios da região é mesmo o recorte  geográfico. Algumas comunidades são isoladas. Percorrer rios e matas é difícil, mas imensamente gratificante. Esta é a nossa forma comemorar o tempo todo”, complementa Mendonça.




Texto:
Aline Miranda
Fone: (91) 3299-3419 /
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará


Nenhum comentário: