Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 18 de janeiro de 2014

Como vai a política em Portel e no governo do Estado do Pará?



Enquanto na Terra dos Arucarás o prefeito Paulo Ferreira enfrenta quatro duros processos que podem resultar em sua condenação, junto com Pedro Barbosa, Luciano Fonseca e um vereador, o Governador Jatene foi condenado em primeira instância por dar entrevista para uma emissora que de forma clandestina exibiu a propaganda em favor do Prefeito de Dom Eliseu.

Mas as coisas não param por aí. Os advogados do governador e até mesmo do prefeito de Dom Eliseu  certamente que já devem estar batalhando no TRE uma decisão suste os efeitos práticos do que foi decidido pelo juiz e deve obter êxito.

Com uma boa articulação de campanha até a semana passada, não se sabe a extensão dos danos ao futuro do tucanos no Pará, pois quanto mais o Recurso de Jatene demorar a ser julgado no Tribunal, maior o risco do uso da decisão para influenciar na campanha eleitoral. 

Os azares dos tucanos parece estar só começando. Hoje a notícia de que Sidney Rosa foi condenado pelo TCU no julgamento de prestação de contas de Convênio Federal mexeu novamente com o tabuleiro político.

Sidney é deputado estadual, assumiu pasta importante no governo Jatene e é considerado um dos nomes mais fortes do PSDB. Foi cotado até mesmo para ser o eventual candidato ao governo. Sua gestão como prefeito de Paragominas lhe rendeu grande força política, tanto que tem conseguido reeleger seus aliados durante vários mandatos naquela região. Seria o preferido de Jatene para ser candidato a Senador.

A falha na prestação de contas do TCU também vai render dor de cabeça ao deputado Sidney Rosa. Claro que essa exposição negativa na mídia poderia ser contornada com facilidade pela obtenção de uma liminar ou de efeito suspensivo da decisão.

No entanto, a Justiça Federal e o próprio TCU dificilmente tem concedido decisões suspensivas para ajudar eventuais candidatos com esse tipo de problema.

A decisão do TCU pode ser derrubada até mesmo em Recurso de Revisão naquela Corte, mas as probabilidades sempre são pequenas, pelo menos é o que tem ocorrido nos últimos anos. Poucos são os casos em que o TCU dá provimento a tais apelos.

Mas o PSDB certamente que não vai ficar parado. Helder e alguns dos seus aliados também tem pendências na Justiça Comum e prestações de contas a serem julgadas. Mas Jader Barbalho deve estar rindo dessa situação, pois sofreu muitos desgastes com a Lei da Ficha Limpa e passou muito aperto para chegar ao Senado, tanto que perdeu um ano de mandato até que o STF adotasse uma solução em seu favor.

Hoje os políticos não podem desprezar a Justiça Eleitoral e nem mesmo os cuidados nas prestações de contas. Os resultados de erros podem derrubar grandes pretensões políticas. Foi o que aconteceu em Portel quando em vários momentos os apoiadores de Paulo Ferreira cometeram erros de iniciantes.

Soube esta semana que um vereador se ajoelhou diante de uma testemunha, mas esta se mostrou impassível diante das súplicas em nome de Deus. Da mesma forma, to sabendo que há visitas de pessoas do primeiro escalão às testemunhas, assim, como uma articulação sendo feita junto aos poderosos do governo de Jatene, caso a questão suba para o TRE. 

Embora o assédio seja criminoso e provoque maiores dificuldades se chegarem aos autos dos processos, parece que o amadorismo continua, que se revela no risco de abordar testemunhas como num possívelpedido de perdão ao governo de Jatene após duros ataques cometidos tanto no rádio quanto na televisão, especialmente quando se tratou da questão da segurança pública.

Nenhum comentário: