Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 18 de janeiro de 2014

CAIXA INAUGURA AGÊNCIA-BARCO ILHA DO MARAJÓ EM BELÉM


Unidade amplia atendimento do banco às populações ribeirinhas
A Caixa Econômica Federal inaugurou nesta quinta-feira (16), em Belém (PA), a segunda agência-barco do banco. A Agência-Barco Ilha do Marajó vai fornecer atendimento bancário às populações ribeirinhas que vivem em 10 municípios da Ilha, e ampliar a oferta de produtos e serviços do banco, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e a inclusão bancária dos moradores. A inauguração conta com a presença do vice-presidente de Operações Corporativas da CAIXA, Paulo Roberto dos Santos, e da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
 Segundo o vice-presidente Paulo Roberto, a Agência-Barco Ilha do Marajó contribui para a interiorização do atendimento e ampliação da presença da CAIXA na região Norte. “A agência-barco supre as carências de atendimento bancário impostas pelas dificuldades naturais da região e reduz os riscos e os custos envolvidos no deslocamento das populações até os centros urbanos”, comentou.
 A Agência-Barco Ilha do Marajó atenderá a população de mais de 348 mil habitantes (IBGE -2012) dos municípios que compõem a Ilha: Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Breves, Melgaço e Portel (dias 5 e 6/02). A unidade disponibilizará todos os produtos disponíveis no portfólio CAIXA, com exceção daqueles que envolvem numerário.
 O barco fará uma viagem por mês, partindo sempre de Belém e permanecerá em média dois dias em cada localidade. A embarcação possui autossuficiência para navegar cerca de 30 dias seguidos. O horário de funcionamento da unidade é o mesmo de uma unidade convencional, em terra, cumprindo as regras estabelecidas pelo Banco Central.
 Parcerias:
A agência-barco da CAIXA também viabiliza o suporte a ações de promoção à saúde, educação e de proteção ambiental e de cidadania. Na Agência-Barco Ilha do Marajó, a CAIXA fechou parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará para o funcionamento de um Juizado Especial Itinerante Ribeirinho. Outro parceiro da CAIXA é a Secretaria de Políticas para as Mulheres, que atua na promoção de programas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
 Além dessas parcerias, a CAIXA vai implementar nas comunidades uma nova estratégia para estimular o desenvolvimento e a sustentabilidade. Dentro da estratégia, denominada Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios (DIST), e apoiada pelo Fundo Socioambiental CAIXA, o banco vai promover o apoio institucional de ações que visam à transformação socioeconômica e ambiental. O DIST, prevê a celebração de parcerias com entidades para execução de projetos nas comunidades onde a agência-barco navegará. O objetivo é levar às regiões atendidas parceiros governamentais e não governamentais que possibilitem o acesso a políticas públicas e à cidadania, à educação e à cultura, além de alternativas de geração de trabalho e renda adequadas às vocações locais.
 Agências-barco:
Além da Agência-Barco Ilha do Marajó, a CAIXA inaugurou em dezembro de 2010 a Agência-Barco Chico Mendes, que atende a população no Rio Solimões, no trecho Manaus-Coari, compreendendo os municípios de Iranduba, Manaquiri, Manacapuru, Anamã, Beruri, Anori e Codajás. Em três anos de funcionamento, a Agência Chico Mendes já realizou 36 viagens. Dentre as operações realizadas destacam-se a abertura de 4.906 contas, 399 concessões de Microcrédito, totalizando R$ 400 mil, emissão de 1.270 cartões de crédito, operações de Consignações e Crédito Pessoa Jurídica (Capital de Giro) no valor total de R$ 4.570.135,27, e 50.021 atendimentos de Cadastramento/Desbloqueio de senhas do cartão do cidadão e Bolsa Família, Cadastramento/Regularização do PIS, Inscrição/Regularização CPF, Liberação de FGTS e Prova de Vida (INSS).
 A CAIXA ainda vai inaugurar a Agência-Barco Rio São Francisco, que vai operar no Rio São Francisco no Lago de Sobradinho e atenderá à população de 157.225 habitantes dos municípios Casa Nova, Sobradinho, Sento Sé e Pilão Arcado.
 16/01/2014
Assessoria de Imprensa da CAIXA
(61) 3206-4488/4487
(91) 3211-2765 – Regional Belém
www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

Nenhum comentário: