Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sobre o 13º: verdades e boatarias

O prazo constitucional para o pagamento do 13º está na sua véspera e há um disse-me-disse que provoca os ânimos de mais de dois mil servidores públicos da educação em Portel. Não é a toa, uma vez que o natal está à porta e todo dinheiro é bem vindo.

A entidade que representa os servidores públicos da educação é o SINTEPP que já reuniu com o diretor de ensino Paulo Sérgio, o qual afirmou que a SEMED deveria efetuar o pagamento até o dia 20, que justamente é amanhã.

Durante toda a manhã de hoje, as pessoas fuçaram a internet, particularmente o blog Educadores de Portel e se ligaram na programação da rádio Arucará FM, na expectativa de que o repórter Viola de Jesus desse alguma informação que aliviasse a tensão. Em entrevista a um canal de tv local, o prefeito tratou de outro assunto e o povo também estava ansioso para ouvir de sua boca algo sobre o afamado 13º, que já é assombroso lembrar o ocorrido no ano passado com distinção para uma greve que parou a cidade.

Como ninguém se posiciona sobre o pagamento, os rumores tomam conta. Entre os tais, um dizia que o pagamento seria feito apenas a professores e técnicos pedagógicos, ficando de fora, portanto, os demais como vigia, merendeira, auxiliares e outras centenas de servidores ligados à educação. Essa informação foi desmentida por pessoas ligadas ao primeiro escalão do governo.

Ontem, outro boato circulava pelos corredores escolares e mensagens eletrônicas. Esta versão dizia que a prefeitura aguardava um repasse, possivelmente aquele referente ao dia 20. Caso este repasse fosse feito, o pagamento poderia ocorrer a partir de hoje, estendendo-se pela sexta ou segunda-feira.

Amanhã, o prefeito municipal Paulo Ferreira estará no programa Gente da Gente, programa do SBT Portel, que tem como apresentador Josué Santos. Bom momento para o povo fazer questionamentos sobre esse pagamento, caso não esteja disponível a partir das 6 horas.

Uma representante da Coordenação Regional do SINTEPP abordou a gerência do Banco do Brasil e obteve a informação de que não houve autorização de pagamento e nem previsão, pois a unidade bancária não dispõe do valor para pagar os servidores na manhã do dia 20. Frente a isso, centenas de professores devem amanhecer em frente ao banco neste dia 20.

Nenhum comentário: