Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 24 de novembro de 2013

Vereador denuncia hospital em Portel: água contaminada


O vereador de Portel, no Pará, Preto da Marina (PP) fez graves denúncias contra a direção inoperante do Hospital Wilson da Motta Silveira durante a última sessão (21/11/2013) ordinária da Câmara Municipal. 

Dias antes de ocorrer a Pré-Conferência Municipal de Saúde (próxima segunda, 25), o vereador do PP relatou que uma pessoa foi a sua residência no sentido de denunciar que os servidores do hospital Municipal de Portel – HMP - estão levando água potável para o trabalho porque a água do hospital está imprópria para o consumo. “Isso é muito grave, onde deveria haver saúde, existe doença”, disse o Vereador Preto. Após a denúncia, informou que não tem medicamento pós-operatório no HMP, sendo que o hospital tem obrigação de comprar 02 (dois) medicamentos pós-operatórios para os pacientes. Além desses insumos básicos, o vereador pensa que a vida é coisa preciosa e que é preciso cuidar melhor do nosso povo e que isto não está acontecendo. Denuncia ainda o vereador portelense que há necessidade de se fazer uma reciclagem dos funcionários porque o povo está sendo mal atendido no hospital.

De acordo com o blog do vereador Ronaldo Alves (PSOL), existe uma crise na saúde de Portel (click aqui), nesse sentido a secretária de saúde está com sérios problemas e até então pouco faz para saná-los. “Até quando? Até quando o povo de Portel vai continuar sofrendo? Parece que falta um esforço a mais para gerenciar melhor a saúde do nosso município e o povo não vê esse esforço por parte da atua gestora”, vocifera o vereador psolista. Em recente publicação, o vereador Ronaldo Alves disse que já se cogita nos bastidores da política que haverá uma substituição do cargo maior da Secretaria de Saúde e se de fato acontecer que seja para melhorar a gestão dos recursos e o atendimento ao povo.

O Ver. Pedro Leite, que é Presidente da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente, afirmou durante a reunião da Câmara que o poço artesiano do hospital fica bem próximo da fossa e que já averiguou que os funcionários do hospital levam sim a sua própria água para o trabalho, concluindo que “está vigilante”.

Por conta disso, o Vereador do PSOL propôs que seja feito um documento assinado por todos os vereadores e encaminhado à Vigilância Sanitária – VISA - para coletar e analisar a qualidade da água de todos os logradouros públicos de Portel, o que foi aceito por todos os vereadores e assim será encaminhado.

É de se lamentar o que está acontecendo com a saúde pública em Portel, o povo se sente desolado, abandonado diante da situação. O Ver. Ronaldo Alves prometeu lutar pelo povo na CMP e para este problema, sugeriu que os vereadores visitassem o hospital para averiguar os fatos denunciados e assim foi feito. Uma caravana de 07 (sete) vereadores foi até o hospital para tratar do assunto. Veja quem são eles:

A diretora do Hospital, senhora Maria das Graças Machado estava ausente, mas quando soube que havia uma caravana de vereadores no HMP logo apareceu. Ao chegar no hospital, nos recebeu com ar de surpresa e respondeu os questionamento dos vereadores.

COM RELAÇÃO À ÁGUA

Com relação a água a diretora confessa que se precipitou, pois tem um técnico na Secretaria de Saúde que é responsável pelo controle da qualidade da água no município que é o senhor Elivelton Monteiro. No entanto, o HMP tem um filtro e é usado hipoclorito no tratamento da água, mas para melhorar a qualidade da mesma, procurou o gerente da COSANPA para fornecer uma  pastilha usada na COSANPA para fazer o tratamento da água, o qual disse que daria o produto tranquilamente e daria orientação para a pessoa fazer o tratamento. E assim foi feito. Todavia, porém, o produto foi colocado não na caixa d’água, mas sim diretamente no poço, o que alterou o sabor da água, mais segunda a mesmo, isso não quer dizer que a água está imprópria para o consumo humano, pelo contrário está com mais qualidade. Depois disso houve questionamento tanto de funcionários quanto de pacientes, porém, o município está com problemas para fazer a análise da amostra de água do hospital para saber como está a qualidade e que o município mandou a amostra para Belém para ser analisada, só que o resultado demora muito a chegar e, para evitar dúvida do problema, foi cavado um novo poço artesiano. No entanto, até onde a mesma tem o conhecimento técnico água está própria para o consumo.

A Diretora do Hospital assume que houve uma precipitação de sua parte em não procurar o Elivelton para consultar o senhor Xavier, Gerente da COSANPA para tratar desse assunto.

Porém, o que nos deixa dúvida é que o poço antigo, que já está desativado, se encontra próximo de um local onde passa esgoto (5 metros aproximadamente) e lá existe um fedor muito forte de fezes humanas. Será que a aquela água realmente estava própria para o consumo?

COM RELAÇÃO AOS EXAMES

A Diretora do hospital disse que está em construção uma sala estabilização. Por conta disso, tiveram que desativar parte do laboratório. Com isso, o exame de fezes não pode mais ser feito no hospital. A mesma entende que  mesmo sendo um exame necessário, não é de emergência, por isso tiveram que cancelar porque não tem um espaço apropriado para fazê-lo, sendo assim o laboratório só funciona para casos de urgência, desta forma, exames para pessoas que se encontram internadas no HMP estão sendo pagos em laboratório particular. Porém exames de rotina, como o da diabetes, não tem como o hospital fazer e para esses a direção do hospital orienta os pacientes para fazerem o tratamento em Breves.

A verdade é que estamos vivendo um caos na saúde pública e o prefeito precisa tomar providências para reverter este quadro. Os vereadores mostraram o interesse e preocupação diante da situação, agora é com o governo. Estamos vigilantes, aguardando que algo seja feito.



Nenhum comentário: