Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VER. ENOS PERDIGÃO (SDD) QUE PEDE A EFETIVAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) GERA POLÊMICA NA CÂMARA.

A antepenúltima sessão ordinária deste período legislativo foi marcada com embates calorosos na tribuna acerca do projeto de Lei N° 001/2013, de autoria do Ver. Enos Abreu Perdig ão (SDD), que dispõe sobre a integração ao quadro efetivo de servidores da prefeitura Municipal de Portel , os agentes comunitários de saúde e de endemias contratados em 2006.
 
Com a galeria parcialmente ocupada pela categoria e pelo SINTESP –Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Publica –SUBSEDE PORTEL, a Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação Final, teve o parecer do relator Ver. Benedito Edevaldo (PSD) lido, discutido e aprovado no plenário.
 
O principal motivo de entraves foi a legitimidade do projeto, pois, segundo alguns vereadores, o mesmo seria inconstitucional, por ser de competência do executivo o envio do projeto à casa.
 
Segundo o vereador Enos Perdigão, a Lei 11.350/2006 e a EC 51 é clara e dá direito à efetivação dos ACS ‘s e ACE’s . Com frases de efeito, como: “ temos que dar este presente de natal a este trabalhadores”; “eu tô querendo a efetivação dos ACS”; “se o prefeito vetar, nós derrubamos o veto” e “por mim, já seria votado tudo hoje” o vereador arrancou aplausos da galeria, fato que irritou bastante os vereadores Preto da Marina (PP) e Emerson Lobato (PROS), onde chegaram até a acusar o autor da lei de tentar colocar os trabalhadores contra os vereadores. “Eu não posso admitir que façam da tribuna desta casa um palanque”, disse Preto da Marina.
 
Por sua vez, o Ver. Emerson Lobato (PROS) questionou a legalidade do projeto, apontando erros e falta de citação de leis importantes que pudessem “amarrar” o projeto.
 
“Não podemos brincar com este assunto tão sério, vamos garantir o direito destes trabalhadores, mas, amparados na lei” ressaltou o vereador.
 
O presidente da Câmara, Ver. Ângelo Jr (PP), informou aos presentes na galeria e demais vereadores que na próxima sessão, dia 05/12, os pareceres das comissões de Orçamento e Saúde, serão lidos, discutidos e votados, assim como, em 1º turno, o Projeto de Lei 001/2013 será votado, deixando para a ultima sessão do ano, dia 12/12, a votação em 2º turno e, se aprovado, envio ao executivo para sanção ou veto.

Fonte: ASCOM/CMPortel

Nenhum comentário: