Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Pré-Conferência sem a presença de autoridades

Ao ver a composição da mesa, com a presença de Sandro Amorim, Antônio Eguimar, vereador Ronaldo Alves (um dos três edis presentes) e outros, vi, diferentemente das pré-conferências da educação, um ambiente morno, com uma plateia apática, apesar do setor de saúde ser conturbado com crescentes reclamações de usuários do SUS e recentes denúncias que inundam rádio, televisão e sites sociais na internet.

O vereador José Maria Cândido afirmou que o encontro é importante para a melhoria do setor, mas amenizou a situação do caos vivido pela saúde, atribuindo tudo à falta de recursos. "Ninguém quer viver doente", disse o vereador, ao considerar dificuldades não visualisadas por quem reclama e "fala besteira". Contraditoriamente, revela dificuldades vividas pelo povo da zona rural. Nesse mesmo tom de revelação de problemáticas, Sandro Amorim falou da situação de Portel, que tem acompanhado durante as últimas conferências, novamente falando em recursos.

Já a secretária Marida Lacerda Tenório comentou sobre a preparação da Conferência (que acontecerá no dia 2 de dezembro) e sobre a pouca participação da população. "Eu me sinto triste", disse. Sem dúvida, havia mesmo um distinto quadro de representantes de sindicatos, entre eles o STTR com três membros e o SINTEPP com três membros, sendo que o restante era de servidores cuja liberação permitia, quase que forçadamente, estar ali, sendo que muitos se ausentaram antes da conclusão dos trabalhos, que culminou na eleição dos delegados à 8ª Conferência de 2013, em dezembro.

Como a choradeira era enorme, parecia que a esperança de mudanças está na vida da presidente Dilma Roussef ao Marajó, cujo lugar foi escolhido a dedo tendo o município de Melgaço, o pior município do Brasil, segundo dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Enquanto todo mundo chorava, o vice-prefeito Luciano Fonseca estava prestigiando os jogos estudantis de meninas e meninos da Escola Lourdes Brasil. Informes davam conta da ausência do prefeito, que deu um pulo a Brasília e possivelmente uma viagem ao Rio de Janeiro para assistir ao jogo do Flamengo e Atlético Paranaense, no Maracanã. As confidências foram de um "amigo do poder".

Falando em estrutura e à qualidade de serviço, o sistema hoje, de acordo com o auditor Lacerda (parente da secretária Marilda Lacerda), conta com a vinda de cinco médicos cubanos, que acabou barateando os custos e desafogando despesas, pois antes um médico recebia até 40 mil reais, enquanto que uma unidade de saúde tem um custo de 14 mil reais.
 
GAFFES
Entre uma das gaffes protagonizadas pelo cerimonial do evento esteve a realização do hino nacional (por meio eletronico) antes da fala dos membros da mesa. Outra que passou despercebida foi a falta de anúncios sobre a presença de algumas autoridades como os vereadores José Cândido e Pedro Leite, assim como da secretária Ana Valéria, que nem sequer foram anunciados, talvez por temor de que a ausência dos demais homens do poder fosse evidenciada, como a do presidente da Câmara, Francisco Ângelo e dos demais vereadores, um péssimo sinal aos problemas do setor.




Nenhum comentário: