Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Secretária Ana Valéria reuniu com coordenação do SINTEPP


Foi por meio do ofício nº 183/2013, de 21 de outubro de 2013 que a secretária Ana Valéria resolveu, finalmente, conceder uma audiência com a nova coordenação do SINTEPP. O documento foi reiterado pela terceira vez através do Coordenador Geral Hermisson Bruno Baia Palheta.
Dentre os pontos de pauta estavam:

  • A recomposição da mesa de negociação;
  • Comissão do PCCR;
  • Situação dos barqueiros;
  • Congresso Estadual do SINTEPP, etc.

A resposta que confirmou o encontro entre governo e sindicato ocorreu por meio do ofício nº 237/2013-GAB/SEMED, de 23 de outubro de 2013, assinado pela própria secretária Ana Valéria Ferreira Oliveira, deixando a data histórica para o dia 25 de outubro, afirmando estar “à disposição deste Sindicato”, confirmando “uma reunião no dia 25 de outubro do corrente ano, às 16h00min na Secretaria Municipal de Educação”.

Os representantes do SINTEPP na ocasião foram:

  • Jucymar Ferreira Situba
  • Rosildo Nunes Coelho
  • Hermisson Bruno B. Palheta

Já pelo lado governamental:

  • Ana Valéria F. Oliveira – Secretária
  • Ana Ceres Mesquita Torres - advogada

O Coordenador Geral Hermisson Bruno iniciou com a citação dos membros da atual coordenação do SINTEPP e, em seguida, foi direto ao primeiro assunto que foi o da recomposição da Mesa de Negociação Permanente.

PCCR

Outro assunto importante, o da situação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), ao que a secretária Ana Valéria disse que é uma discussão possível, já que existe uma proposta e que precisa ser trabalhado e encaminhado. Na opinião da assessora jurídica Ana Ceres, o debate acerca do PCCR  deve partir da proposta existente e, a partir daí, encaminhá-la à Câmara. No entanto, na opinião do Coordenador Hermisson Bruno Baia, é que a discussão envolva os professores, vereadores e governo municipal no sentido de trabalhar o PCCR unificado.

Apesar da dissenção entre o Coordenador Geral e a advogada da SEMED, a gestora da SEMED propôs, semelhantemente à ideia de Bruno, uma comissão dos vários segmentos educacionais para a construção do PCCR, salientando que o documento seja concluído com urgência, fato de consenso entre os presentes. Nesse sentido, Bruno enfatizou que já tem em mente uma Assembleia Geral marcada para os dias 3 e 4 de dezembro do corrente.

BARQUEIROS

Em relação aos barqueiros, que recentemente fizeram uma manifestação pública ao lado do SINTEPP na Praça da Bandeira, a secretária Ana Valéria mostrou uma planilha contendo dados demonstrativos da situação vigente da receita aplicada ao setor. De acordo com a titular da pasta, faz-se um investimento de 401 mil reais em transporte escolar, destacando que o repasse do Governo Federal para o setor é de apenas 115 mil reais, o que, conforme Valéria, não cobre as despesas. Ainda sobre essa questão, a secretária. Disse que houve algumas mudanças em relação às escolas e que o Governo Federal aprovou a construção de escolas ribeirinhas. Valéria frisou ainda que pretende fazer de tudo para resolver a problemática que aflige os barqueiros. Ainda que não tenha sido mencionado em ata, o segundo segundo documento apresentado pelo próprios barqueiros (em posse do blog), momentos antes dessa publicação, que a comissão já protocolaram requerimento solicitando uma audiência com a secretária Ana Valéria, até o momento sem resposta.

DIA DO PROFESSOR E DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Bruno não deixou de questionar sobre a esquecida data dedicada a FERIADO NACIONAL aos professores brasileiros. A secretária Valéria explicou que essas datas comemorativas foram transferidas para os dias 6, 7 e 8 de novembro, momento em que acontecerão os JOGOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS. O Coordenador de Finanças Rosildo Nunes enfatizou que faltou comunicação da parte dos gestores escolares e o mesmo colocou como proposta um representante do Sindicato para proposta de construção do calendário escolar.

ADVOGADA ANA CERES

Bruno não deixou de levar ao debate uma das maiores queixas: os maus tratos da advogada Ana Ceres aos trabalhadores em educação. De acordo com Bruno, há um excessivo número de servidores que apresentam reclamações quanto a forma de atendimento dessa servidora pública. Em sua defesa, a advogada “da SEMED” explicou que ela apenas fala o que está na legislação e que nem sempre o que a lei diz é aquilo que o servidor gostaria de ouvir e que a ADVOGADA ANA É DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO e não de TODOS os servidores públicos.

A PORTARIA 114/2013, DE 31 DE JULHO DE 2013 – FIM DOS 80% DE GRATIFICAÇÃO

Foi em resposta à indagação do professor Bruno que a secretária Ana Valéria explicou que houve uma fraude e que esse documento não assinado e nem carimbado pela secretaria e que a mesma não possui validade, pois nem sequer foi publicada, alegou a titular.

13º SALÁRIO – SAI OU NÃO SAI

Amparado em boatos crescidos em cima de publicações do próprio governo municipal que alega estar com falta de recursos, o coordenador Bruno questionou sobre o Abono Natalino, a secretária respondeu que está dentro do planejamento.

FALTA APLICADA AOS PROFESSORES

A secretária Ana Valéria enfatizou que está mandando aplicar faltas aos servidores que ficam na cidade em período de aula. A respeito disso, o Coordenador de Finanças  Rosildo Nunes (Dinhão) enfatizou que o sindicato não comunga dessa situação e que não apoia esse tipo de comportamento.

Nenhum comentário: