Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Portel: verba para educação não é suficiente ante a roubalheira

Ao recebermos uma equipe do MEC em Portel amanhã, o blog EDUCADORES DE PÓRTEL lembra que por aqui não tá nada bem. Vejamos, pois, os fatos:

Portel é uma cidade que possui uma Comissão da Educação na Câmara Municipal que  nunca se reuniu (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/09/comissao-de-educacao-da-camara-de.html), mas também não se pode esquecer que por causa de tantos desmandos o maior sindicato do Estado do Pará, através de sua subsede, já estabeleceu uma grande greve (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/08/negociacoes-poem-fim-greve-da-educacao.html) que pôs fim à falta de compromisso do ex-prefeito de Portel, Pedro Barbosa. Não é para menos, pois com relação ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa há um vistoso desinteresse (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/08/professores-orientadores-do-pacto.html) a ponto de humilhar os professores portelenses.

O desrespeito é evidenciado inclusive na Conferência Municipal de Educação, que a participação dos professores da zona rural é restringida por diretores mal preparados (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/05/conferencia-da-educacao-acontece-nesta.html), mas tal fato é repudiado pelos professores ali presentes (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/05/iii-conferencia-da-educacao-mocoes.html), que propõem moções contra os supostos responsáveis. Além de os professores pegaram faltas por participarem da Conferência da Educação, há constantes reclamações de assédio moral (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/04/profissionais-da-educacao-portelense.html), justamente na maior greve por falta de pagamento de um desvio de verbas nunca visto na história de Portel.

Nesse período de greve, a categoria só contou com o apoio da sociedade, pois até a Câmara de Vereadores ficou contra, posicionamento claramente expresso, de forma contraditória, por vereadores que são professores (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/04/vereadores-mostram-cara-na-questao-da_5.html).

A falta de sensibilidade quanto aos problemas educacionais é fato antigo (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2011/09/secretaria-de-educacao-nao-recebe-o.html), levando a categoria ao extremo: uma greve, o que se pode provar através desta postagem de 8 de setembro de 2011. Não era pra menos: uma ronda pela zona rural, este blogueiro descobriu que o governo municipal estava sem recurso e aplica golpe nos próprios ribeirinhos (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2012/03/armadilha-das-parcerias-na-educacao.html), numa onda de parceria para construir escolas, que deveriam ser construídas com dinheiro federal. Tal proposta leva a compreendermos que existe um verdadeiro tapa buraco (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2012/05/educacao-em-portel-possuem-dois-mundos.html), já que escolas mesmo não foram edificadas, apesar de tanto dinheiro.

Com a brincadeira de gerir recursos, Portel se enquadra num IDH baixíssmo (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/08/idh-baixo-na-ilha-do-marajo.html), as creches nunca foram concluídas, e os prazos já expiraram. E fomos assíduos em cobrar respostas (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/04/indagacoes-ao-prefeito-paulo-ferreira.html). Com tal postura, o blog Educadores de Portel se tornou um ícone de defesa dos interesses da educação em Portel.

Mas como tudo tem um preço, não demorou para que o blogueiro Ronaldo de Deus fosse ameaçado de morte (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2012/02/ronaldo-de-deus-e-ameacado-de-morte.html) e até espancado por um vereador (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2012/12/politico-perde-cabeca-em-bar-e-agride.html). Mesmo com um registro na delegacia de polícia por ameaças de morte por telefone, os vereadores ainda atacaram o blogueiro (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/04/matar-os-criticos-de-portel-seria.html), como se o mesmo estivesse errado em cobrar lisura, transparência e o cessar dos rombos nos cofres públicos.No última última sessão, o vereador dos escândalos do governo de Paulo Ferreira atacou o blog e o professor Ronaldo de Deus (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/10/vereadores-retaliam-cobrancas-feitas.html) pelo simples fato de o mesmo exigir mais respeito nas filas da secretaria de educação, fato denunciado por uma professora no Facebook.

De tudo o que foi exposto até agora, é bom lembrar que até a formação dos professores é desprezada (http://educadoresdeportel.blogspot.com/2013/01/quantos-sao-os-professores-sem-formacao.html), e hoje nem sequer o PARFOR atua aqui e o número de professores sem formação ainda é enorme. Adianta jogar dinheiro no ralo?

Nenhum comentário: