Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Portel: SINTEPP comemorará Dia do Professor e Dia do Servidor em mesma data

O SINTEPP decidiu, em assembleia geral, que o Dia dos Professores será comemorado com o Dia dos Servidores Públicos, ato realizado no dia 5 de outubro do corrente. 

VEJA AQUI A PUBLICAÇÃO NO BLOG OFICIAL DO SINTEPP/PORTEL

Mas... você sabe por que 28 de outubro é o dia do servidor público? Por que esta data? 


O Decreto-Lei número 1.713 de 1939 dispôs sobre o "Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União". Seu artigo 266 diz:

Art. 266. O dia 28 de outubro será consagrado ao "Funcionário público".


A escolha da data, foi porque o Decreto-Lei 1.713 foi publicado no dia 28 de outubro de 1939.

Antes a data de 28 de outubro era conhecida como “Dia do Funcionário Público” que, a partir de 1990, passou a se chamar “Servidor Público”, com a instituição do Estatuto dos Servidores Públicos do Brasil.

Importante frisar que a história do Funcionário Público tem mais mais de 200 anos. Teve início começou com a vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808. Desde então, iniciou-se a caracterização de trabalho administrativo, uma vez que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Após a proclamação da independência, o país virou império, depois república e ao longo de sua história política estavam presentes os servidores, ajudando a administrar a máquina.

Instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público está presente em todas. É responsável pela manutenção e organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi criado no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu a data, 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, que a nomenclatura funcionário público foi substituída por servidor público.
 
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga. Mesmo sendo rotulados por parte da sociedade como tendo pouco prestígio moral, a história mostra que são esses funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Nenhum comentário: