Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 19 de outubro de 2013

Como anda o desenvolvimento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?

De acordo com recomendações da professora orientadora Jacira Baia, os beneficiários do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) podem ter suas bolsas prejudicadas a ponto de não receberem os modestos R$ 200,00 caso tenham participação parcial.

A falta de informação quanto a esses assuntos estão prejudicando o andamento das ações do PNAIC. Nesse sentido, foi apurado pela coordenação do Pacto que alguns diretores e coordenadores não refutam as proposições estabelecidas durante o curso de formação. Em face disso, o coordenador local, Nelson da Glória, realizou uma reunião com diretores, na quinta-feira 17. Já surtiu efeito, pois a coordenadora da Escola Ivone Santos foi vista participando do curso, como ouvinte. Nem tanto, já que, ao percorrer as salas, não encontrei coordenadores de outras escolas.

Observações e atenção ao andamento do Pacto pretendido pelo Ministro da Educação Aloísio Mercadante podem impedir o fracasso das ações. Uma professora orientadora estava no momento da entrega dos livros específicos do Pacto e indagou pra onde seguiria o restante, ao que o carregador disse que era destinado ao Colégio Nicias Ribeiro. O que é estranho, pois ali não funciona o primeiro ciclo, que é o da alfabetização.

Noutra escola, o diretor, sem ter noção da utilização e sistemática dos materiais (livros, jogos, dicionários, etc), acabou incorrendo no risco de colocá-los na biblioteca da escola. Do mesmo modo, noutra escola, a professora do maternal pegou joguinhos e levou para as criancinhas brincarem. Como resultado, as peças já estão comprometidas, algumas faltando e outras peças danificadas.

O coordenador local, Nelson da Glória, disse que haverá um seminário em Portel, donde se pretende fazer uma radiografia de como está a alfabetização no município, ao que pretende expor através de gráficos. Também ressaltou que será momento oportuno para os professores exporem as suas observações, queixas, sugestões. O evento também servirá de base para um seminário maior, a ser realizado em Belém. Todos, no entanto, ainda sem data determinada.

Como aludido no início desta publicação, há muitos faltosos que, com certeza, vão estão sem saber as razões do não pagamento de suas bolsas. Porém, é bom destacar que mesmo tendo sido liberados pelas direções de escolas, muitos professores não vão ao local do curso.

Nenhum comentário: