Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Desabafo de uma professora

Por Jacira Baia*
Fico refletindo sobre as dificuldades que o professor passa na sala de aula com alunos rebeldes, agressivos, de mau comportamento, que não cedem aos pedidos, aos conselhos do professor e acabam comprometendo a sua própria aprendizagem e a dos demais alunos quando correm, gritam, batem nos colegas, chamam atenção da turma... 
Aí vem alguém e diz: “O professor tem que diversificar metodologias, conhecer a realidade do aluno, pois nenhum pode ficar sem aprender!”. Tá! Então chamo os pais e eles nunca aparecem. Vou lá, conheço a realidade do aluno e constato que ele passa o dia inteiro na rua, já em contato com menores infratores, porque a mãe trabalha fora, ou que é filho de pais separados que vivem em pé de guerra, cada um jogando o filho contra o outro, ou que a família é carente das necessidades básicas por falta de emprego, etc, etc... 
E agora? Serei eu, simples professora, que vestirei uma capa de super mulher e resolverei os problemas extraescolares do meu aluno? Eu sou obrigada a deixar de lado meus próprios filhos e passar horas do meu dia na frente do computador pesquisando novas metodologias para tentar atender os vários níveis de aprendizagem e os diversos problemas psíquicos dos meus alunos, recebendo apenas 20h atividade por mês, para de uma forma ou de outra meu aluno passe a ter um bom desempenho escolar? 
Enfim... eu, professora, tenho que dar conta de preencher as lacunas deixadas pelo Estado que não zela pela justiça social, e pelos pais que não sabem ou não podem educar seus filhos segundo certos princípios, caso contrário serei chamada de incompetente?? DEUS, ME DÊ FORÇA E SABEDORIA! SOU UM SIMPLES SER HUMANO!!
 *Jacira Baia é professora da rede municipal de ensino de Portel. Formada em letras pela UFPA, Jacira participa ativamente de movimentos de sua categoria no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPP).

Nenhum comentário: