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quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Crise no atendimento dos postos de saúde em Portel

A dificuldade de atendimento médico nos Postos de Saúde da Família - PSF é um fato inquestionável. A maior reclamação está no não cumprimento de horários dos médicos que chegam depois do horário de entrada e saem antes do horário de saída, o fato já foi denunciado pelo Ver. Ronaldo Alves (PSOL) na tribuna da Câmara e também questionado junto à Secretaria de Saúde de Portel, conforme ofício Nº 024/2013 enviado do Gabinete do Vereador Ronaldo Alves. Foi assim no Posto de Saúde da Zona Rural, relatado por vários usuários que ali se encontravam.

Entretanto, a crise se instalou nos postos de saúde quando foram transferidos os moradores do Bairro do Pinho e da Portelinha para serem atendidos no Posto do Bairro do Muruci. Segundo os moradores que frequentam o referido posto, só são distribuídas 15 fichas de atendimento médico + 05 fichas para atendimentos de gestantes (por bairro) nas sextas-feiras, as quais serão atendidas pelo médico no decorrer da semana seguinte, conforme a disponibilidade do médico. Segundo os moradores ainda, tem que adivinhar quando vai adoecer para reservar uma ficha para ser atendido na semana seguinte.

A comunidade do bairro do Pinho está fazendo um abaixo assinado, requerendo o retorno do atendimento para o posto do Centro, uma vez que lá a demanda era muito baixa e quando o atendimento era lá, não enfrentavam enormes filas para pegar fichas ou serem atendidos pelos médicos.

A indignação bate na porta dos moradores do bairro do Muruci que, com o inchaço no atendimento do posto do seu bairro, os moradores dividem fila para pegar ficha de atendimento médico junto com os usuários do Pinho e Portelinha.
Essa turbulência afeta os beneficiários do programa bolsa família, pois os mesmos depender da atualização do cartão da criança onde deve conter o peso, altura, vacinas e preventivo da mãe, tudo em dia, uma vez que está determinado pela direção do posto que só serão atendidas essas demandas no período da manhã, desta forma, deixam de atender as mães que trabalham e não poder obedecer o horário determinado.

Vale ressaltar que somente o posto do bairro do Muruci atende a três bairros, sendo que a Portelinha equivale a quase 1/3 da população urbana do município. Para tanto, a vontade da população está dirigida para reativação do Posto de Saúde que funcionava nas dependências da antiga empresa AMACOL S/A, que seja reativado no Bairro do Pinho.

Em resposta ao ofício Nº 024/2013, a secretária de saúde disse que havia feito uma reunião com os vereadores no dia 04/09/2013 onde na oportunidade se encontravam sete vereadores e entre as ausências estava o Ver. Ronaldo Alves. Segundo a mesma, na ocasião foram feitos vários questionamentos inclusive sobre os problemas detectados no Posto de Saúde da Zona Rural. Com relação ao número de atendimentos médico a secretária disse no documento que são trinta fichas atendidas diarimente no referido posto e que no intuito de diminuir a demanda de atendimento da Unidade Básica de Saúde da Zona Rural, foram direcionados todos os usuários do Rio Camarapí para o Posto de Saúde do Centro.

Com relação às perguntas feitas pelo vereador do PSOL (em vermelho), foi respondido conforme (em azul) em baixo das questões:

1)    Quais os postos de saúde que tem atendimento médico?
R= Todos (CRZR, ESF's - Centro/CASM, Bosque/Tijuca, Pinho/Muruci, Castanheira/C. Nova)

2)    Qual é o horário de entrada e de saída dos médicos nos postos de saúde?
R= Das 08 às 12h e das 14:30 às 17:00h

3)    O que a Secretaria Municipal de Saúde vai fazer para resolver o problema?
        R= Atualmente contamos com uma equipe de 08 (oito) médicos, sendo 06 (seis) Clínicos e 02 (dois) Cirurgiões. Contamos ainda, com os serviços de 07 (sete) especialistas (Infecto, Pediatra, Psiquiatra, Cardiologista, Ginecologista, Patologista Cervical e Endocopista Cirurgião), que vem uma vez (final de semana) por mês para atender a demanda agendada pelos postos de saúde, em suas respectivas especialidades.

Fica claro na terceira pergunta que a secretária não respondeu o que se esperava, apenas apresentou a quantidade de profissionais que a Secretaria de Saúde conta atualmente, pois o que se questionou foi o que a Secretaria ia fazar para solucionar o problema de atendimento, ou seja, que medidas administrativas seriam tomadas para melhorar a eficiência no atendimento dos postos de saúde, uma vez que a reclamação recai sobre o horário de entrada e saída dos médicos conforme já foi dito acima.

O Ver. Ronaldo Alves está empenhado no intuito de contribuir para melhorar o atendimento nos postos de saúde, todavia, por ser vereador de oposição na câmara de Portel, enfrenta resistência por parte do governo diante de suas sugestões de melhoria, pois é difícil para outrem aceitar ideias de quem se opõe.



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