Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Professora de Portel é heroína ao proteger direitos de gestantes



A publicação a seguir foi motivo de grande satisfação de direitos de mães, que procuravam o Instituto de Previdência no sentido de requerer licença-maternidade e, não fosse pela professora deste caso, a coação estaria em pleno andamento. Vale a pena a leitura.

A nossa heroína desta vez é a professora Elaine Cristina Carvalho Matos, cuja defesa foi feita pela Defensoria Pública e, do lado do coator, o advogado Adilson Tenório. 

Aliás, este feito foi encontrado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça, recentemente em visita à Comarca de Portel, que determinou o andamento do feito PARALISADO na Secretaria do Forum. A bagunça encontrada era de tamanho monstruoso que a Equipe Corregedora mandou que a Diretora da Secretaria organizasse os autos que se encontravam em folhas soltas. Vixi! Um mandado de segurança (REMÉDIO CONSTITUCIONAL) parado? Que Portel é essa, que não te reconheço mais?

Ao propor a ação mandamental, a servidora pública Elaine – aqui chamada de nossa heroína – deu à luz a um menino, no dia 14 de abril de 2010 e sua médica recomendou licença-maternidade de 180 dias. O presidente do Instituto de Previdência Ildinor Rodrigues (vulgo Careca) publicou portaria dando-lhe tão somente 120 dias. Conhecedora de seus direitos, Elaine requereu a concessão de liminar a fim de usufruir os 60 dias restantes.

“Ocorre que, até a presente data, o Município de Portel não regulamentou essa extensão, concedendo apenas o usufruto de 120 (cento e vinte) dias.

Embora o impetrado não tenha elaborado lei que estenda o benefício da Lei n. 11.770/2008 às servidoras públicas municipais, forçoso é reconhecer a presença de fundamentos jurídicos suficientes à concessão da liminar à impetrante.

O Decreto 6.690, de 11 de dezembro de 2008, confere às servidoras públicas federais o direito de prorrogação da licença à gestante pelo prazo complementar de 60 (sessenta) dias, nos termos do art. 2º.
Assim, vislumbro o cabimento de tal direito às servidoras públicas, no âmbito municipal, visto que não se pode permitir que os direitos sociais tenham aplicabilidade restrita, somente àqueles que pertencem aos quadros da União.
Seria admitir-se, em um Estado Democrático de Direito, flagrante violação da igualdade, prevista no caput do art. 5º da Carta Magna, pois a criança nascida de servidora pública municipal receberia tratamento diverso daquela nascida de servidora pública federal, exclusivamente em razão do vínculo empregatício de sua genitora, o que não pode ser aceito.
No mesmo passo, não permitir que as servidoras públicas municipais usufruam de tal benefício é entender que a aplicação da norma depende de regulamentação, o que resultaria em autorizar o administrador a retardar, ou até suprimir da servidora-mãe, um direito que a lei lhe garantiu.

Segue decisão que demonstra o raciocínio até aqui explanado:

PREVIDENCIÁRIO E CONSTITUCIONAL. MANDADO DE SEGURANÇA. LICENÇA-MATERNIDADE.
PRORROGAÇÃO. CF/88 (ART. 7º, XVIII) E LEI Nº 11.770/2008. DIREITO LÍQUIDO E CERTO E FATO
CONSUMADO. 1. A CF/88 (art. 7º, XVIII) assegura à gestante o direito à licença-maternidade por 120 dia”

Após a garantia do direito resolvida, cabe lembrar que as orientações jurídicas prestadas à prefeitura de Portel e, particularmente à SEMED e ao Instituto de Previdência Municipal prejudicou centenas de mulheres deste município. Aconselho a todas essas mulheres entrarem com ação coletiva contra o tal Instituto, por ter recebido orientação jurídica errônea e incompetente. Além disso, recomendo ao presidente da Câmara eleger o nome da professora Elaine na próxima escola a ser inaugurada nesta cidade, como reconhecimento aos seus esforços e tornar justa a aplicação de uma lei federal ao âmbito municipal, ainda capengo por pura falta de preparo de nossos legisladores municipais.

A publicação ora ocorrida, levanta preocupação quanto novas correições, desta vez no Ministério Público e Defensoria Pública, que ei de solicitar, a bem dos direitos prejudicados de meus irmãos portelenses. Até a próxima! Me aguardem!

Nenhum comentário: