Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Portel: A REVOLUÇÂO DOS ESQUECIDOS PARTE II:

Por Edenilson dos Anjos


Como já era de se esperar, a prefeitura de Portel não honrou com o seu compromisso de instalar um transformador de energia no conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida até o dia 10 de junho de 2013. Pelo contrário, praticamente excluiu os moradores do conjunto de qualquer serviço básico essencial ao cidadão, como: energia elétrica de qualidade, água encanada, coleta de lixo e limpeza das ruas.

Mais uma vez inconformados com as condições precárias de vida moradores do conjunto resolveram, no dia 04 de agosto, fechar novamente a via Portel-Tucuruí como forma de protestar contra esta situação. Infelizmente eu me encontro sem um celular adequado para que pudesse publicar os fatos da "Revolução dos Esquecidos Parte II". A POLÌCIA MILITAR local tentou por várias vezes intimidar os manifestantes, porém a nossa indignação foi maior que o abuso de autoridade que eles tentavam cometer.

O CASO DO CONJUNTO:
O conjunto habitacional Minha Casa Minha Vida de Portel foi alvo de "desvio de verbas públicas" o que impossibilitou sua construção e inauguração nos padrões mínimos de dignidade humana. Aos moradores foi entregue um conjunto: sem energia elétrica, sem água encanada, sem sistema de esgoto, sem iluminação pública, sem coleta de lixo e sem limpeza nas ruas. Na inauguração foi prometida energia elétrica em um curto período de tempo, no entanto até a presente data nada foi feito. Os moradores ainda vivem em condições desumanas de sobrevivência diante dos olhos de todas as autoridades que se omitem em socorrê-los.
A REUNIÂO COM O JUÌZ:
No dia 07 de agosto, após 3 dias de protestos fomos convidados pelo Juiz da Comarca de Portel para tentarmos chegar a um acordo. Os representantes da prefeitura, como já era previsto, tentaram inviabilizar a instalação do transformador e ilegitimar a manifestação com alegações absurdas como:
a) Os manifestantes estão impedindo um serviço essencial do município que é a coleta de lixo. (Se a coleta de lixo é um serviço essencial para o município, por que nunca houve coleta no conjunto?)
b) Haverá uma desapropriação no conjunto, pois os atuais moradores não são aqueles que receberam as casas. (Não importa quem mora ou deixou de morar no conjunto, o fato é que quem morar lá deve ter dignidade);

c) O transformador só poderá ser viabilizado quando o Projeto do Bairro da Portelinha for terminado no final do ano. (A Rede Celpa não pode realizar posteamento em área irregular, no entanto o Bairro da Portelinha é uma invasão e ainda está em uma disputa judicial, portanto enquanto ela não for legalizada não haverá posteamento.)

O ACORDO PERANTE O JUIZ
Ficou acertado entre todas as autoridades e representantes do movimento o seguinte:
a) A Rede Celpa se responsabilizará pelo reestabelecimento de energia trocando a fiação quando necessário até que se consiga um transformador provavelmente no fim do ano.
b) O secretário de infraestrutura se responsabilizou pela distribuição de água em todo o conjunto até o dia 31 de agosto.
c) Haverá coleta de lixo.
d) Haverá limpeza das ruas.
Como creio que o caso da energia não atenderá as nossas necessidades, aguardem, SE EU AINDA ESTIVER VIVO, a Revolução dos Esquecidos Parte III.
COMPARTILHEM: A imprensa local não divulga nossos movimento e o caso não ganha repercussão. Fica abafado no município e ninguém fica sabendo de nada.

Nenhum comentário: