Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Melgaço: questionamentos

Por Odineia Ferreira


É importante que os meios de comunicação divulguem os problemas que o município, de Melgaço, na ilha do Marajó vem enfrentando. Principalmente, para que as autoridades governamentais e sociedade civil tomem um posicionamento, em busca de soluções para tais dificuldades. Haja vista, que esses impasses advêm de vários fatores como: falta de recursos, deficiência no acesso à educação e saúde, geração de emprego e renda, as bolsas que foram utilizadas como cabide eleitoral entre outros, e que, levou diversas famílias à autoindependência. Caracterizando assim, a baixa renda da metade da população. O que gerou automaticamente este resultado do Índice de Desenvolvimento Humano em Melgaço.

Porém, é relevante salientar que na questão do acesso à educação, muito se tem feito, embora, tenha sido de forma gradativa. Mas, em relação à permanência nas escolas, nada ou quase nada foi feito. Pois o que se vê, são indignações do povo, em relação às deficiências infraestruturais das unidades de ensino, escassez de materiais didáticos, ineficiência da merenda escolar, falta de uma proposta pedagógica ativa que atenda a essas especificidades, ampliação e qualificação dos transportes escolares, qualificação e valorização docente.

No entanto, cabem aqui alguns questionamentos:

Diante do que foi externado pela mídia, a nível nacional, acerca do IDH de Melgaço, quais medidas os gestores dos municípios, que se encontram com o IDH baixo, no Marajó estão sendo tomadas para sanar ou minimizar tais problemáticas?

Como a população desses municípios irá reagir para que não se tornem alvo dessa estatística?



Nenhum comentário: