Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Juventude portelense: Escola de ladrões



Após mais uma morte banal de um jovem em Portel, fiquei algumas horas sem me manifestar. Nem tive coragem de publicar o acontecido. Era um ex-aluno de inglês, um jovem que ao me encontrar nas ruas da cidade sempre me cumprimentava.

No dia em que esta vida foi tirada, eu estava em uma missão na cidade nova. Visitei três casas no bairro, mas uma me chamou a atenção. A dona da casa viu duas crianças passarem de bicicleta e disse: “esses dois são ladrões que não dão sossego aos moradores, furtam de tudo”.

A senhora apontou uma casa pertencente a um pescador (que só vive embriagado), lugar que serve para essas crianças e jovens se embriagarem e usarem drogas. Na frente, outra casa que funciona como boca de fumo. Segundo a senhora (que não posso entregar o nome), um casal de velinhos denunciou à polícia que seu quintal estava sendo utilizado como fumódromo. Como retaliação, a casa dos idosos foi saqueada. “Levaram tudo que os velhos tinham”.

O liquidificador foi entregue na boca de fumo em troca de duas cabeças de maconha. A dona da boca de fumo ainda se gabou de ter vendido o aparelho por 50 reais, com um lucro de 30 reais, já que cada cabeça custa 10 reais.

“Aquele menino ali passa tão bêbado aqui na frente de casa que só falta cair”, diz a senhora, apontando a casa como o local onde ele bebe. “Aquele outro já está entrando no ramo da bandidagem”, aponta outro guri, na faixa dos dez anos de idade.

Esses pequenos furtos de aparelhos celulares, de butijões, liquidificadores, etc, sustentam o tráfico de drogas e também alimentam a violência, mesmo que as autoridades tenham o mapeamento dessas condições propícias à criminalidade.

Nenhum comentário: