Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Balneários de Portel: Sítio do Tafarel

O sol estava ameno, mas com cara que se tornaria malvado no decorrer do dia e eu que estava a toa a passear em cima de minha moto pela estrada de Portel quando dois amigos apareceram. Era o Tafarel e seu irmão, o Rádio Velho.

Tafarel recebeu esse apelido porque jogava bola no gol e, na época, um goleiro brasileiro estampava as capas de revistas devido a sua performance. Já o Rádio Velho tem bem explicado o seu apelido na voz alta e conversa sem parar. Nesse seu jeito, falava das maravilhas de seu sítio, no quilômetro 16.

Os dois irmãos acabaram me convencendo a conhecer o sítio. Antes de acompanhá-los, perguntei se eles dariam conta de manter o ritmo de bicicleta e eu de moto. Não entendi bem o que o Rádio Velho falou, mas deve ter sido algo engraçado. Logo comecei a entender mais ou menos quando vi as pedaladas dos homens.
Seguimos por amplos caminhos de areia, no que o povo daqui costuma chamar de Campo da Natureza, local muito apreciado pelos namorados em qualquer tempo do ano. Dizem que muitas crianças foram feitas nessa região. (rs)

Na entrada do sítio havia um caminhão pertencente ao pastor Gabriel, eterno presidente da Assembleia de Deus, quase se aposentando. Os dois me disseram que o velho pastor comprou o sítio vizinho aos seus de uma figura muito conhecida: o Setúbal.

Percorremos uma ponte sobre a qual passava água de cor escura, típica dos igarapés. E,  logo em seguida, muita terra coberta de todo tipo de árvore, o que torna o clima muito agradável. “Vocês são uns caras de sorte!”, eu comentei. Muitos dariam uma fortuna numa terra dessas. Tafarel disse que já teve várias propostas de compra, inclusive por grandes empresários.

Um tipo de árvore que chamou a minha atenção foi o açaizeiro. Milhares de árvores! De acordo com Rádio Velho, deve existir mais de nove mil pés de açaí, uma riqueza, dado o preço que o produto ganhou nos últimos anos.


Logo que encerramos a caminhada pela área onde ficam as casas, partimos para um dos igarapés, Rádio Velho com uma garrafa de cana na mão esquerda e um terçado na direita. “Vamos comer um peixe assado na brasa, meu amigo Ronaldo”, disse Rádio. E a conversa seguiu agradável a tarde toda, quando já era a hora de voltar, com saudade de tanta beleza natural e a companhia de pessoas humildes e verdadeiras.

Nenhum comentário: