Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tarde demais para educar um filho?

Nesta tarde, aproveitei para resolver problemas que surgem no meio do caminho para provar a nossa capacidade de seguir em frente.

Numa investigação bem sucedida, parei na oficina do meu amigo Cornélio para dar uma ajeitada na corrente da minha velha e boa moto, pois correr atrás de bandido requer um veículo bem dotado. E o Cornélio é um dos me ilhores mecânicos da cidade, diga-se de passagem.

Tecíamos comentários a respeito das famílias cujos filhos estão desorientados, vivendo numa economia fragilizada, que tornam as crianças desfavorecidas ante uma época de mudanças.

Importante reconhecer que há muita culpa em pais que acoitam o comportamento dos filhos. Um dos participantes de conversa disse que conhece uma mãe que até elogia o filho que chega com uma camisa nova e diz que achou. A mãe diz: “Que linda! Mas está suja. Dou uma lavada que ela fica mais bonita ainda”. Acrescentou que tal mãe já presenciou a chegada de celular, bicicleta, etc. Ele diz que acha tais objetos caídos no meio da rua, não tendo, portanto, dono.

Olhando para a pracinha, vê vários meninos brincando. “Passam o dia todo na rua e a família nem se importa com o que essas crianças estão fazendo”. Outro participante da prosa segue a afirmar que “na rua aprende-se de tudo, especialmente coisas do mal”.

Contei que certa vez um doutor chegou na cidadezinha e uma mãe perguntou-lhe: “Quando começo a educação do meu filho?” Ao que o douto homem perguntou: “Quantos anos ele tem?”  Ela então disse: “dois anos”. “Então, a senhora já perdeu dois anos”, disse o doutor.

É notória a presença de meninos e meninas nas ruas de Portel em altas horas. Passeiam livremente pela noite até depois da meia noite. Não é difícil ver garotas e garotos na madrugada. Creio que seria oportuno baixar um decreto judiciário ou mesmo executivo coibindo o trânsito desses menores nas noites da cidade. O que estariam fazendo nessas horas impróprias? É uma questão a ser considerada. Ou será que essa medida não faz parte da tão sonhada prevenção?



Nenhum comentário: