Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Portel perde construtor naval: O último adeus de Canela

Morreu ontem um dos maiores construtores navais de Portel. Trata-se do senhor Raimundo Azevedo Gonçalves, mais conhecido como Canela. É a segunda perda que temos no ramo da carpintaria naval em Portel, depois do Lucas Costa.

Seu Raimundo ou Canela soube educar os filhos, encaminhando-os bem nos estudos e são todos bem realizados financeira e socialmente na cidade. Amarildo Vieira e Averaldo Vieira são professores conhecidos na cidade.

Seu temperamento era forte, franco e até turrão. Não que eu queira dizer que ele era, no linguajar portelense, ignorante, mas tinha um jeito dos antigos em lidar com a vida e acredito que essa tenha sido uma das vantagens em saber orientar os filhos: a franqueza.


Hoje pela manhã eu conversava sobre essa liberdade que as crianças têm em sair pra onde desejarem e andar com quem quiserem. Dizem que o Canela era severo nesse sentido. Ao meu lado, uma mãe disse: “Eu não mando meu filho fazer as coisas, não ando com ele”. A liberdade não vigiada!

Um escritor que chegou no momento da conversa disse: "conselho tutelar na minha cidade (Santarém) não age como se fosse advogado de porta de cadeia". Acrescentou: "Se o pai dá um corretivo no filho, o consselho manda pra delegacia e isso tira a autoridade dos pais".

Assim, concluo que o Canela, além de ser um grande carpinteiro naval, também foi um grande educador, a seu modo. 

Espero que a família entenda a postagem como uma grande homenagem a um dos homens de caráter ilibado da nossa cidade.

Nenhum comentário: