Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 14 de maio de 2013

Vencida uma batalha: o desabafo de uma professora

Profª Jacira Baia: exemplo para as mulheres que vivem
numa sociedade machista, embriagada por anos de
pressão ditatorial. Vive num espaço onde poucas mulheres
não ocupam seus lugares na política ou nas manifestações
sociais, trabalhistas e de classe.

O texto abaixo é da professora Jacira Baia. Foi selecionado porque demonstra o quão é sofrido lutar de forma institucionalizada por direitos, como professora da rede pública municipal de Portel. Destemida, de cabeça erguida, esta mulher expressou o sentimento dos que lutaram bravamente pelos seus direitos, enquanto que outros, não se sabe as razões, estiveram do lado do governo.

Na manhã de hoje, li o comunicado do prefeito Paulo Ferreira, no qual afirmava que a conquista do pagamento do salário atrasado não é uma vitória do SINTEPP. Não vamos discutir isso. Deixemos que a história desta municipalidade se encarregue de mostrar, no futuro, como é a construção do espaço social de um povo. Leiam:




NOTA DE DESABAFO

Acabei de chegar em casa, fadigada da luta, buscando um direito que é de "todos" os profissionais da educação. Tenho contribuído com os companheiros da coordenação do sintep nesta jornada desde o dia em que deflagramos greve na assembleia geral. Hoje peguei sol, chuva, enfrentei polícia, estampei minha cara em entrevista de televisão, fiquei de plantão na praça da bandeira das 15 às 21:30, esperando por uma decisão da negociação com o prefeito. Mas chego em casa e bate uma angústia, uma revolta tão grande, não pela luta, mas por saber que, enquanto eu e outros companheiros estão travando batalhas, muitos colegas de profissão estão de boa em suas casas, só esperando as coisas acontecerem, e pior, muitos outros trabalhando contra o nosso movimento, coagindo funcionários contratados, como se não fizessem parte da mesma categoria.

É lamentável olhar ao redor e ver que pessoas responsáveis por formar cidadãos agem em favor da máquina do poder. Que tipos de cidadãos iremos formar se nós mesmos não tivermos senso de justiça, de liberdade? Que futuro queremos construir se nos curvamos diante da violação de nossos direitos?? Aqueles que são contratados ainda é justificável diante da pressão que estão sofrendo, e não podemos julgar alguém quando o que está em jogo é a garantia de emprego, pois todos precisam pra sobreviver. Mas quem é concursado... Não compreendo, não aceito... #DECEPCIONADA#   ## Rose Silva, Bruno Baia, Ronaldo Alves, Ronaldo De Deus Machado, Ronny Nogueira, Iracema Dos Santos Teles, Cristina Quaresma, Lucidalva Xavier, Odineia Ferreira, Michele Portilho Pantoja, Ana Silva, Cristina Lobato, Jose Francisco Xicobala, Max Charles, Clei Souza, Augusto Lobato...

Nenhum comentário: