Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Portel tem mais de 4 mil crianças sem registro de nascimento, diz prefeito


Que a merenda escolar está sendo uma dos assuntos mais debatidos nas escolas de Portel, isso ninguém duvida. Prova disso é a reclamação constante, que não é de agora, por parte dos pais de alunos. Na zona rural, ouço, há anos, pais falarem que a merenda não dá nem pra 15 dias.

Em um site cujo dono é contratado pela prefeitura de Portel para divulgar ações dos municípios, o prefeito afirma que há cerca de 4 mil crianças se registro de nascimento e que parte dessas estão matriculadas nas escolas de forma irregular. Isso, segundo o prefeito, acaba onerando os cofres públicos, uma vez que tais crianças não constam no senso escolar, não havendo assim o repasse. Desta forma, o município arcaria com tais despesas.

Por que será que ainda temos esse alarmante número de crianças sem registro de nascimento? Para todos que circulam pela feira do produtor, dá para ver a embarcação Madona ancorada no trapiche. E, como se sabe, esta foi adquirida durante o governo de Pedro Barbosa para justamente fazer, dentre outras ações, a inserção dessas crianças no mundo da cidadania, pois gente que não é registrada não existe para o país. Por que não agem?

Ainda que exista recurso federal e que alguns desses provenham apenas R$ 0,30 (trinta centavos) por aluno, muitos professores não acreditam que a prefeitura faça a cobertura do restante dos alunos fora do senso. E com razão, o governo municipal não demonstra o menor sinal de transparência, apesar de ter uma dos melhores sites da cidade (falando-se em termos visuais e de organização).

Nenhum comentário: