Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 30 de maio de 2013

III Conferência da Educação: moções causam furor

As moções, durante a III Conferência Municipal de Educação (que ocorreu nos dias 27 e 28), chamaram a atenção e levantou  a sombrancelha dos mais afoitos defensores do governo, sobretudo as moções de repúdio. Entre elas estava, assim como na Plenária Municipal realizada no dia 15, moção de repúdio à ausência da Secretária de Educação Ana Valéria. Mas as moções foram mais adiante.

Uma moção repudiou veementemente, durante a Plenária da cidade e dos baixos rios, as famosas noites culturais, apelidadas de noites mucurais (mucura é um tipo de festa do interior, em que não tem autorização policial e geralmente é na casa de alguém, com direito a músicas e bebidas alcoólicas e danças).

Durante o segundo dia da III Conferência da Educação, no entanto, a moção, foi defendida por uma professora, que buscou amparou até na LDB. Mas as comunidades refutam tais proposições, pois muitas delas transformam as próprias escolas e verdadeiras boates, como se atesta nas fotos acima. Além do forte apelo feito pela professora que defendeu a orgia, solicitou que fosse identificado o autor da moção, assim como pediu a punição.

Colocada à votação, a moção da Plenária foi revogada, tendo o apupo de vários professores flagrados em filmagens e fotos entregues ao blog Educadores de Portel, sendo, neste momento, exibidas apenas algumas.


É consenso entre os líderes da igreja católica o banimento de bebidas alcoólicas nas comunidades, fato inclusive combatido pelo bispo da Prelazia do Marajó. Da mesma forma, dirigentes evangélicos se manifestam contrários à prática nas áreas pertencentes às comunidades cristãs. Já em relação à educação, é terminantemente proibida bebida dentro de sala de aula. A extensão do problema decorre de falta de providências, já que denúncias têm sido feitas o tempo todo.

Após a realização da Plenária da cidade, dia 15, fiz diversos pedidos de cópia dessa moção, mas até o momento não fui atendido. Mesmo a professora defensora das noites mucurais não conseguiu acesso ao documento. Na moção, há menção ao caso de assédio sexual por um diretor, fato veiculado no Auditório Mararijó pela própria coordenadora da plenária da zona rural, um dos motivos da elaboração da moção. Ao ser indagada sobre a questão, a coordenadora do SINTEPP disse que o caso está sendo apurado pela SEMED.


Nenhum comentário: