Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ajuda de custo a estudantes estão suspensas por falta de verba


Durante a Plenária Municipal da Educação ocorrida ontem, 15, muitos fatos alarmantes me chamaram a atenção. Como são muitos, resolvi fazer uma postagem para cada situação. Esta aqui é relevante: a questão da formação.

A bela jovem Lucélia Xavier dos Santos venceu uma das batalhas mais acirradas da vida de um estudante: o vestibular. Mas o que poderia ser só alegria está se tornando um enfado, pois apesar de ter passado em processo seletivo da UFPA, terá que se deslocar para o município de Breves nos períodos de estudos. Com a ida para outra cidade vem despesas como transporte e alimentação. Aí que começa a dor de cabeça da jovem estudante.

Sabendo da existência da Lei nº 699/07, que atribui ajuda de custos a estudantes carentes, Lucélia fez um requerimento no qual solicitava as benesses do dispositivo. No entanto, a chefia de gabinete respondeu que no momento o governo “passa por dificuldades orçamentárias” e que “está em fase de ajustes financeiros com ações de contenção de despsas”.

Este prejuízo foi causado pelos 40 ladrões que acompanhavam Pedro Barbosa. Se não fosse essa orgia com o dinheiro público, jovens assim teriam maiores chances de cursar um curso que não é para todos, especialmente com os resultados pífios da preparação a nível médio.

Esta bolsa já foi alvo de denúncias aqui no blog Educadores de Portel quando publicamos o caso de pessoas morando em outro país. Isso causa revolta em todos os setores da sociedade, uma vez que, com esse dinheiro, houve pessoas beneficiadas para estudar até na Bolívia. E, para temperar ainda mais, há casos de pessoas recebendo mil reais para custeio de estudos em outros estados, isso tudo sem atender aos critérios da baixa renda.

Nenhum comentário: